Tocantins

Professor de Matemática que atua na educação há 17 anos fez curso 'por acaso' e ficou encantado

Nasceu em Tucuruí, Pará, e atua na educação há 17 anos.

Por Redação 650
Comentários (0)

14/10/2022 15h23 - Atualizado há 1 ano
Bruno e estudantes da escola

O professor de Matemática Bruno Rodrigues Rosa, que atualmente é gestor na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Regina Siqueira Campos, de Nova Rosalândia, é uma pessoa que faz a diferença na escola e na comunidade. Ele é amigo, generoso e está sempre pronto para ajudar os estudantes.

Para Bruno, suas conquistas passam pela escola. A instituição de ensino ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas nos Jogos Estudantis (JETs), na fase regional; três alunos foram classificados em primeiro lugar na fase estadual dos jogos e foram para fase nacional. São eles: Gabrielly Dias da Silva, 1º lugar em salto altura; Lucas Gabriel Borges Silva, 1º lugar nos 800 metros e Pedro Henrique Araújo Santana, 1º lugar nos 150 metros.

Não escolheu ser professor

Bruno nasceu em Tucuruí, Pará, e atua na educação há 17 anos, como professor ou como gestor, profissão que ele exerce com amor e dedicação, mas ele não escolheu essa área para atuar. Ele estava na faculdade cursando Ciências Contábeis, quando surgiu o primeiro vestibular na Universidade Federal do Tocantins, campus de Arraias, e foi um amigo que pagou a inscrição de Bruno para o curso de licenciatura em Matemática.

“Fui estudar em Arraias, mas o pensamento era voltar para Palmas, para concluir Ciências Contábeis, porém, à medida que ia avançando nos estudos, observei que era isso que eu queria: trabalhar na educação e transformar vidas”, contou.

E antes mesmo de concluir o curso, Bruno já se destacava nas suas iniciativas e ações na educação. “Meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi um projeto de pesquisa desenvolvido e aplicado na Escola Estadual Apoenã D’Abreu, localizada no setor Buritizinho, em Arraias, com 22 alunos inseridos nos programas sociais por serem de famílias de baixa renda. Eram alunos indisciplinados, infrequentes e repetentes. E no final do projeto, todos foram aprovados e passaram a frequentar a escola, percebi que eles começaram a se sentirem pertencentes ao ambiente escolar. Esse trabalho foi gratificante e pude constatar na prática que é possível transformar vidas por meio da educação”, frisou.

Parceria com a comunidade

Essa parceria da escola com a comunidade é algo que se fortalece a cada dia. Uma das evidências foi que houve um problema no sistema de abastecimento hídrico da cidade (um cano estourou) e a população ficou sem abastecimento durante vários dias. E a escola começou a racionar água para não faltar, mas depois de três ou quatro dias, a unidade de ensino ficou sem água e o gestor comunicou aos familiares que ia liberar os estudantes. E os pais preferiram levar água para a escola para que as aulas não fossem interrompidas. “Com essa atitude dos pais, as aulas continuaram e eu me emociono em lembrar dessa história pela atitude de compreensão e colaboração da comunidade”, ressaltou Bruno.

Por meio do incentivo do gestor, muitos pais voltaram a estudar e estão fazendo cursos técnicos ou graduação. E eles passaram a ajudar a escola, nos projetos de reforma e pintura. Lá, a comunidade também faz doações de materiais escolares para os estudantes que não têm. E ex-alunos atuam na escola como voluntários em diversas atividades. “Dessa parceria com os pais e responsáveis, colhemos bons frutos. Hoje temos várias pessoas na comunidade que nos ajudam a melhorar nossa escola e torná-la um lugar melhor tanto para ensinar como para aprender”, contou Bruno.

A Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Regina Siqueira Campos atende atualmente 142 estudantes com a modalidade de ensino integral e tem Bruno como gestor há seis anos. Bruno iniciou a sua carreira como professor em 2008 lecionando para estudantes dos anos finais do ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos, em Nova Rosalândia. No período de 2013 a 2014, ele esteve na direção do Colégio Estadual Vereador Pedro Xavier Teixeira.

Acolhimento que transforma

Tatiane Ferreira Neves é mãe do estudante Marcos Paulo Ferreira dos Santos, 15 anos, aluno do 9º ano do ensino fundamental e falou do quanto o gestor Bruno ajudou na aprendizagem do filho.

“Marcos não gostava de estudar, era muito calado. Este ano, ele foi matriculado na escola do diretor Bruno e percebi a transformação. Meu filho passou a gostar do ambiente escolar, a estudar mais e, agora, ele é comunicativo, participa das atividades coletivas e pratica esporte. O diretor Bruno passou a ser um amigo, vemos que ele cuida de todos da escola”, contou Tatiane.

O aluno Marcos Paulo contou que a escola lhe incentivou a ser melhor em todos os aspectos. “O diretor Bruno é legal, percebemos que ele se esforça e nos ajuda em todas as situações. Ele nos aconselha e é muito bom saber que podemos contar com ele”, ressaltou.

Diretor Bruno e o aluno Marcos Paulo durante as competições esportivas

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.