Sebrae

Programa Contador Parceiro deve capacitar mais de 3 mil profissionais no Tocantins

Por Redação
Comentários (0)

08/07/2021 11h06 - Atualizado há 2 anos
Programa Contador Parceiro é uma parceria do Sebrae com o CRC-TO

Com o objetivo capacitar mais de três mil profissionais no estado, foi lançado nesta quinta-feira (8) o Programa Contador Parceiro - Construindo o Futuro. A iniciativa é resultado da parceria firmada entre Sebrae e Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRCTO). Cerca de 100 profissionais acompanharam o lançamento do programa.

O objetivo do Programa é capacitar os profissionais para atuarem em gestão, empreendedorismo, inovação, visando à criação e engajamento de uma rede de suporte e consultoria para os pequenos negócios. Áreas com foco em mercado, relacionamento digital, aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), marketing, liderança, compliance, contabilidade ambiental serão conteúdos técnicos trabalhados pela abordagem e relevância dentro da carreira contábil. O Programa é composto por 13 módulos que serão liberados de forma gradativa em quatro blocos.

Com a retomada econômica no pós-pandemia da Covid-19, o papel do profissional da contabilidade tornou-se mais do que essencial para o micro e pequeno negócio. “O programa soma esforços, aspira alcançar todos os profissionais como um todo e a comunidade empresarial. O Sebrae tem a expertise e a capilaridade, e com a importância do CRC e a proximidade com as empresas contábeis podemos ter um excelente resultado”, revelou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Rogério Ramos, em sua participação durante o lançamento.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRCTO), João Gonçalo, desejou as boas-vindas aos participantes no lançamento desse importante projeto. “O Programa foi desenvolvido pelo Sebrae Nacional e o Conselho Federal de Contabilidade para a retomada do conhecimento, direcionando conteúdo focado ao profissional. Destacamos também que as atividades são de forma à distância e gratuitas. Por isso, convoco todos a se inscreverem no site, e ao final colaborarem uns com os outros e estarem capacitados”, afirmou.

O superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, saudou a presença dos participantes e do presidente do CRC-TO, João Gonçalo. “Parabenizo a todos os contadores e contadoras, cujo público não tem fronteiras. A parceria é antiga e diante da pandemia, que é um motor de grandes mudanças, há a necessidade de inovar sempre, e que o profissional esteja conectado com as transformações e com conteúdo atualizado”, afirmou.

A diretora técnica do Sebrae, Eliana Castro, ressaltou a importância da parceria que contribuirá com os escritórios de contabilidade. “É de extrema importância essa retomada de atuação conjunta do Sebrae e dos profissionais de ciências contábeis em favor dos pequenos negócios. O Programa vai capacitar, aproximar e tornar os profissionais multiplicadores dessas necessidades que as empresas apresentam”, destaca.

Palestra

O contador Lucas Barbieri, cujo perfil de influência na área de contabilidade nas redes sociais é Contador Revoltado foi o palestrante do lançamento, trazendo a realidade contábil de forma divertida e atuante. “Sempre brincamos com o que não tem solução imediata”, apontou para uma bola de cristal pequena comentando sobre como seria o profissional do futuro.

"Contabilidade é relacionamento. Existe a reflexão do profissional do futuro ambientado às necessidades do mercado. As coisas evoluíram na contabilidade. Anteriormente à transformação digital existiam arquivos, guias e os processos mudaram. Vamos adaptar, trazer novas tecnologias para nossa atuação e o apoio do contador ao empresário é sempre necessário”, explicou.

O palestrante comentou que a tecnologia chegou com força e muitas vezes as pessoas têm receio de que robôs assumam algumas atividades. “A inovação está o tempo inteiro com o contador. Ele tem que ser parceiro do seu cliente. Com essa profissionalização terá a habilidade em entregar mais do que obrigações. Fará uma análise do que o empreendedor precisa, o auxílio para que o cliente não se preocupe. Existem perfis diferentes de contadores, um técnico e outro mais de consultor, mas o profissional sempre deverá atuar com empatia e propriedade para se comunicar com esse cliente”, afirmou.

De acordo com Barbieri, o Sebrae tem trazido esse caráter de direcionar as pessoas a atenderem as necessidades dessas empresas. "Somos médicos delas, realizamos a prevenção. É preciso enxergar o valor do negócio e evoluir em nosso mercado. Temos que nos estruturar com um nível de inovação, agindo como especialista que agrega na área”, concluiu. (Assessoria de Imprensa do Sebrae)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.