Cinoterapia

Terapia facilitada por cães completa ano com mais de 600 atendimentos em Palmas

O projeto já realizou cerca de 600 atendimentos de outubro de 2017 a setembro deste ano.

Por Nielcem Fernandes
Comentários (0)

23/10/2018 19h34 - Atualizado há 5 anos
O projeto já atendeu quase 600 pacientes

Melhorando a autoestima, levando carinho, alegria e amenizando a dor aos pacientes do Hospital Geral de Palmas (HGP) e Hospital Infantil de Palmas (HIP), o projeto de Cinoterapia ou Terapia Facilitada por Cães (TFC) completa um ano de existência.

Durante cerimônia nesta terça-feira (23), no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HGP, os membros do Corpo de Bombeiros, equipe do hospital e voluntários receberam homenagens em comemoração aos resultados do projeto.

Na ocasião, foram apresentados os resultados e a assinatura do termo aditivo de parceria de Cinoterapia assistida por animais no Hospital Geral de Palmas (HGP) e termo de parceria para implantação do trabalho de busca e resgate de restos mortais com objetivo de encontrar cadáveres ou partes de pessoas desaparecidas em área rural, área de deslizamentos e ambiente aquático.

Esse projeto é para realizar treinamentos de pequenos tecidos que serão fornecidos com o aval de pacientes (oriundo de cirurgias).

Projeto Cinoterapia

O projeto é desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros, HGP e diversos voluntários. A Cinoterapia ou Terapia Facilitada por Cães (TFC) é uma atividade que utiliza o cão com mediador no tratamento e ao mesmo tempo humaniza o ambiente hospitalar. De outubro de 2017 a setembro deste ano foram realizados aproximadamente 600 atendimentos para pacientes e acompanhantes.

O médico e diretor Geral do HGP, Daniel Hiramatsu explica os benefícios do projeto. “A cinoterapia promove melhoras emocionais e neurológicas do paciente, a interação melhora a autoestima, a questão emocional e consequentemente melhora imunidade, todos estes fatores são interligados. Nós até conseguimos realizar algumas altas por este tipo de tratamento. Aceitamos esse desafio juntamente com o Corpo de Bombeiros. A ação é uma realidade que só vem a crescer”, concluiu.

O sargento Raphael Mollo ressaltou a importância dos voluntários. “Está aberto espaço para quem quiser participar, os parceiros voluntários são responsáveis pela assepsia do cão e passamos primeiro na multiprofissional para ver se o paciente está receptivo ao animal. Nosso trabalho está sendo muito fiel nas terças no HGP e quinta-feira no HIP. Os pacientes têm uma outra visão de internação, notamos isso na visita e na espera de uma nova”, salientou.

Na oportunidade, o subsecretário de Estado da Saúde, Luiz Edgar Tollini, parabenizou a todos os envolvidos. “É muito importante a continuidade deste trabalho, a reação dos cães frente ao sofrimento e dor é impagável”, destacou.

Para o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Reginaldo Leandro da Silva, a ação é uma contribuição que os bombeiros fazem ao hospital. “É extremamente importante um projeto social, estamos apostando nele, é uma forma de contribuir para que este paciente que está acamado e vulnerável tenha um pouco de alegria. Às vezes, há paciente que não recebe nem visitas de pessoas. Há situações que o próprio bombeiro traz o paciente para receber assistência à saúde e com este projeto depara com ele internado e recebendo a visita do projeto. Nós ficamos bastante emocionados com a situação”, declarou.

A dona de casa Antônia Delmondes Luz, veio do Mato Grosso para realizar tratamento no HGP e declarou que aprovou o projeto. “Achei maravilhosa a visita dos cães, lembrei dos meus que  ficaram em casa. Eu amo os animais, aprecio muito. O projeto é lindo, nós, pacientes, no emocionamos ao receber o carinho dos cãezinhos”, ressaltou.

Voluntários

A servidora Twiggy Batista faz parte do projeto desde o início e traz a Brisa para levar carinho aos pacientes do HGP. “Além de fazer bem aos pacientes, faz bem para nós voluntários. Levo também a Brisa no Hospital Infantil de Palmas (HIP), você precisa ver a alegria das crianças”, afirmou.

A médica e voluntária Patrícia Costa trouxe o Téo, fantasiado de supercão, que trouxe muito carinho a aos pacientes. “Já conhecia o projeto de cinoterapia em um hospital do Paraná onde morava. Quando meu pai viu um panfleto sobre o assunto e me falou, procurei participar. Eu  venho com o Téo no HGP e minha mãe leva a cachorrinha Dona ao Hospital Infantil. Eu trabalho no hospital e nas folgas eu venho para a unidade neste projeto. Os cães gostam de vir dar carinho aos pacientes, percebe no olhar dos animais”,  declarou.

Os interessados em participar podem entrar em contato no fone: (63) 3218-4718.

A dona de casa Antônia Delmondes Luz, veio do Mato Grosso para realizar tratamento no HGP
Voluntários do projeto Cinoterapia

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.