Evento na Bahia

Professor tocantinense cria guindaste sustentável e vai apresentá-lo na Mostra Nacional de Robótica

Evento será realizado no período de 7 a 12 de outubro.

Por Redação
Comentários (0)

15/09/2023 09h09 - Atualizado há 7 meses
Aluno Antônio Barbosa e o professor Waldisney.

O projeto denominado Guindaste Sustentável: um protótipo de Robótica Sustentável, de autoria do estudante Antônio Barbosa da Silva Neto e do professor de Física Waldisney Gonçalves de Almeida, foi aprovado para ser apresentado na Mostra Nacional de Robótica 2023, que será realizada no período de 7 a 12 de outubro, em Salvador, Bahia.

Professor e aluno são do Colégio Estadual Desembargador Virgilio de Melo Franco, localizado na cidade de Paranã, uma escola que está se destacando com premiações conquistadas em diversas olimpíadas nacionais.

O evento é considerado a maior mostra científica de robótica do país e é dividida em duas modalidades; a primeira: ensino fundamental, médio e técnico, e a segunda: ensino superior, pós-graduação e pesquisa tecnológica.

O professor Waldisney explicou que o projeto Guindaste Sustentável nasceu na escola no ano passado na feira de ciências. “A feira não tinha temática, era uma competição com alguns projetos que foram premiados. Guindaste Sustentável não foi premiado no evento, mas foi um projeto que me chamou a atenção, por ser simples e realizado com materiais recicláveis. Então, o aluno Antônio deu uma nova roupagem a esse trabalho e fizemos a inscrição para a Mostra Nacional de Robótica”, contou.

Waldisney esclareceu que, por meio do projeto, foi possível mostrar que para praticar a robótica não precisa ter muitos recursos financeiros. “Usamos a criatividade. O nosso projeto foi feito com materiais sustentáveis, não tem materiais industrializados, utilizamos canos de PVC, motor de lâmpadas, aparelhos de som e outros materiais”, frisou.

O professor destacou o protagonismo do estudante Antônio, que apresenta talentos na área de ciências. “Vamos, mais uma vez, levar o nome da nossa escola, da nossa cidade e do Estado para um evento nacional, além de trazermos muitas aprendizagens para serem compartilhadas na escola”, afirmou o professor Waldisney.

O estudante Antônio disse que está feliz e com expectativa para apresentar o seu trabalho no evento. “Eu vou falar que o meu projeto é destinado à robótica para as escolas que têm desafios financeiros. Guindaste Sustentável tem como base a programação eletrônica, com ele é possível trabalhar muitos conceitos da Física. Eu estou na expectativa de assistir às competições de robótica, conhecer mais pessoas, novos conceitos, ideias e talvez conseguir uma bolsa de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o que para mim será um sonho”, destacou Antônio.

Os trabalhos do ensino fundamental, médio e técnico que serão apresentados na Mostra Nacional de Robótica estarão concorrendo a certificados de Menção Honrosa, publicação nos Anais e acervo do MNR nos formatos resumo ou artigo completo e a bolsas de Iniciação Científicas Júnior (ICJ), por um ano, para os autores dos melhores trabalhos.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.