Em regime de urgência

Carros elétricos serão isentos de IPVA no Tocantins; governo envia projeto de lei à Assembleia

Projeto faz mudança na lei do Código Tributário do Estado do Tocantins.

Por Redação 601
Comentários (0)

27/11/2023 16h33 - Atualizado há 5 meses
Carros elétricos

O Governo do Tocantins anunciou mais uma importante medida na sua política de redução de emissões dos gases de efeito estufa com a assinatura do projeto de lei nº 14/2023, que trata da redução da base de cálculo do IPVA para veículos movidos a motores elétricos.

A proposição destaca a posição do Tocantins como Estado incentivador da economia verde, seguindo a tendência mundial em adotar práticas sustentáveis visando à descarbonização.

O projeto modifica o artigo 77 da Lei  nº 1.287, de 28 de dezembro de 2001, que dispõe sobre o Código Tributário do Estado do Tocantins. O texto foi enviado para a Assembleia Legislativa do Tocantins, em regime de urgência, para análise e deliberação pelos deputados estaduais.

O secretário Marcello Lelis destaca que o Estado tem envidado esforços orientados à busca pela consecução do desenvolvimento sustentável, tendo sido pioneiro na negociação de créditos de carbono florestal jurisdicional no mercado voluntário internacional e na criação de empresa estatal para este fim, mediante a instituição de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), numa parceria com a empresa suíça Mercuria Energy Trading S/A.

“Esta é mais uma importante medida que somamos ao nosso pacote ambiental para incentivar a redução das emissões dos gases de efeito estufa [GEE], visto que os motores elétricos, enquanto fonte de energia limpa e sustentável, têm um papel significativo na diminuição da emissão desses gases que, como é sabido, contribuem para o aquecimento das temperaturas e a crise climática”, afirmou.

O secretário reitera que na gestão do governador Wanderlei Barbosa a política ambiental do Estado tem ganhado avanços rumo à transição de uma economia de baixo carbono. Marcello Lelis ainda cita a assinatura pelo governador Wanderlei Barbosa do “Pacto pelo Desmatamento Ilegal Zero no Tocantins”, realizada na semana passada com a partição da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e de representantes de 12 entidades do setor produtivo.

“São medidas importantes que mostram o compromisso do governador Wanderlei Barbosa com a política de redução de emissões e na busca de um desenvolvimento econômico com menores impactos ao meio ambiente, mostrando ao mundo que o Tocantins é um estado competitivo e sustentável”, reforçou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.