Serviço público

Secad abre prazo para avaliação periódica de desempenho dos servidores estaduais do Tocantins

Servidores do Executivo já podem iniciar o processo avaliatório referente a 2023.

Por Redação 1.205
Comentários (0)

23/02/2024 10h51 - Atualizado há 1 mês
Servidores já podem acessar o site da Secad para fazer a avaliação periódica.

Notícias do Tocantins - O período para realização da Avaliação Periódica de Desempenho (Aped) para os servidores do Executivo Estadual já está em andamento. Os servidores devem acessar o Portal do Servidor e iniciar o processo avaliatório referente ao ano de 2023. A realização das avaliações acontece até 19 de março.

A Aped é uma ferramenta utilizada pela Secretaria da Administração (Secad), que é o órgão responsável pela gestão central de Recursos Humanos do Executivo Estadual, para avaliar o desempenho dos servidores, levando em consideração critérios como produtividade, pontualidade, relacionamento interpessoal, conhecimento técnico, entre outros aspectos.

A Avaliação abrange os servidores dos Quadros: Geral; da Educação; de profissionais da Defesa Agropecuária; de profissionais da Extensão Rural; da Defesa de Análise; Inspeção e Fiscalização Ambiental, bem como o quadro de Auditor Fiscal da Receita Estadual.

O secretário da Administração, Paulo César Benfica Filho, destaca que a Aped é um importante instrumento que permite mensurar o alcance das metas de trabalho e assim também desenvolver estratégias para maior eficiência na gestão pública. “Muito mais que avaliar o desempenho dos servidores a Aped serve de bússola quanto aos possíveis investimentos necessários na melhoria das condições de trabalho dos servidores”, pontua Benfica.

O gerente de Avaliação de Desempenho e Progressão Funcional da Secad, Rangel Gomes de Moraes, acrescenta que os resultados das avaliações de desempenho são usados para identificar as áreas em que os servidores precisam melhorar e para desenvolver planos de capacitação e treinamento adequados. “A avaliação de desempenho é um dos fatores considerados na promoção e progressão de carreira dos servidores públicos estaduais do Tocantins”, acrescenta Rangel.

Sobre a Aped 

O servidor precisa ficar atento, pois irá realizar duas etapas da Aped:

·Na primeira etapa, o servidor deve entrar no Link do Saped, que está dentro do Portal do Servidor (https://sistemas.ati.to.gov.br/portal/login/index.xhtml) e realizar a sua autoavaliação e também indicar um colega para o avaliar;

Na segunda etapa, que consiste na avaliação de colegas indicados, o servidor deve acessar o “Sistema de Avaliação Periódica” (http://sistemas.secad.to.gov.br/saped/login/index.xhtml)  e realizar as avaliações. Lembrando que o login é o mesmo do Portal do Servidor.

A Aped é totalmente online, sem necessidade de impressão de formulários e suas etapas podem ser acompanhadas através do Portal do Servidor. Para mais informações, o servidor deve procurar o setor de Recursos Humanos do seu respectivo órgão.

Compõem a equipe avaliatória: chefe imediato, servidor avaliado, indicado do chefe e indicado do servidor avaliado. Cada membro da comissão de avaliação deve ser imparcial durante o ato da avaliação, de forma objetiva e garantir um sistema de gestão de avaliação de desempenho justo e eficiente, que aponte aos servidores onde estes precisam se aprimorar.

Confira o cronograma da Aped 2024

Período de Realização da Avaliação de Desempenho

12/02/2024 a 19/03/2024

 

Disponibilização de avaliação

12/02/2024 a 19/03/2024

Ciência do servidor (Portal do Servidor)

22/03/2024 a 28/03/2024

 

Interposição de recurso

22/03/2024 a 28/03/2024

 

Análise de recurso

22/03/2024 a 03/04/2024

Homologação do resultado

04/04/2024 a 12/04/2024

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.