Tocantins

Secad aponta qualificação do servidor e melhoria dos serviços em balanço do 1º semestre

A secretaria comemorou o enquadramento do Estado na LRF.

Por Redação 706
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20/07/2020 10h33 - Atualizado há 4 anos
Secretaria de Estado da Administração (Secad)

A Secretaria de Estado da Administração (Secad) apresentou o balanço das principais ações realizadas no primeiro semestre de 2020, com destaque para o enquadramento do Tocantins nos limites prudenciais de gastos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), recuperando a capacidade de investimentos do Estado.

Depois de muitos anos, o Tocantins conseguiu alcançar o índice de 47,57% nos gastos com pessoal, ficando abaixo do limite legal de 49% da Receita Corrente Líquida (RCL), ou seja, dentro do limite prudencial da LRF.

“Levando em conta o cenário de pandemia que vivenciamos, o corte de gastos e orçamento enxuto faz parte da busca constante do equilíbrio econômico-financeiro e as principais medidas que a Secretaria adotou nos propiciou alcançar essa estabilidade”, ressaltou o secretário de Administração, Bruno Barreto.

A Secad disse que vem dando um enfoque especial às áreas voltadas para a valorização dos servidores públicos e as medidas de segurança contra o coronavírus.

“Tal postura é decorrência natural de uma gestão que entende que o bem-estar dos servidores é fator primordial para a excelência na prestação das demandas públicas”, ressaltou  Barreto, ao citar o trabalho remoto.

Ação Covid-19

Conforme a Secad, foram realizadas nas três maiores cidades do Estado, Palmas, Araguaína e Gurupi, de abril a junho, 10 operações levando orientação sobre as medidas de proteção contra o novo coronavírus.

Durante esse período as equipes visitaram mais de mil estabelecimentos (comércio em geral, agências bancárias, restaurantes), com um alcance de mais de cinco mil pessoas abordadas.

“Com o propósito de levar ao cidadão tocantinense informações relevantes de como se proteger com segurança frente à pandemia do coronavírus, como uso de máscara, distanciamento social, a ação conjunta foi pensada com várias secretarias e órgãos e alcançamos resultados positivos com visibilidade nacional e ela prossegue até a pandemia acabar”, destacou a superintendente Caroline Bueto.

Melhorias e Benefícios

A Secad também implantou o projeto Solução Integrada de Gestão Administrativa (Siga), para gerenciar de forma digital, centralizada e integrada, as atividades administrativas de compras e licitações, bem como a gestão de contratos e de patrimônio mobiliário, imobiliário e almoxarifado de todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.

A Secretaria da Administração é responsável pelos módulos de patrimônio mobiliário, imobiliário e almoxarifado. Desde que entrou em teste já foram mais de um milhão de itens registrados somente no Módulo de Patrimônio Mobiliário, segundo inventário realizado pela Secad.

Também foi implantado um mecanismo de notificação de débito via e-mail. De acordo com a diretora da Folha de Pagamento, Vagleia Inácio, a partir da folha de junho, a Secad passou a notificar por meio eletrônico os servidores ativos quanto a eventuais devoluções salariais processadas automaticamente em folha de pagamento.

É PRA JÁ

Mesmo em meio à pandemia, o “É Pra Já” registrou mais de 130 mil atendimentos nas unidades de Araguaína e Gurupi de janeiro a junho de 2020. 

Conforme a superintendência de Atendimento e Benefício ao Cidadão, Caroline Bueto, a unidade tem alcançado índices de aprovação acima de 95% entre os conceitos bom e ótimo, segundo pesquisas realizadas diariamente com os usuários.

Plansaúde

Já o Plansaúde acelerou a disponibilização de ferramentas para atendimento on-line. Desse modo, o servidor pode realizar qualquer solicitação através do portal do Beneficiário, sem a necessidade de se deslocar até uma unidade do Plansaúde. 

“Já está disponível o aplicativo do Plansaúde, com o qual o beneficiário tem acesso a diversos serviços, dentre eles o cartão virtual, como o qual o beneficiário pode ser atendido em qualquer prestador”, ressaltou o diretor, Ineijaim Cirqueira.

Capacitação

A Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas investiu na capacitação dos servidores com um catálogo diversificado de cursos, todos ofertados via Ensino a Distância (EAD), por meio da Unidade Certificadora do Estado do Tocantins (Unicet).

“Desde o inicio do ano foram firmadas parcerias com outros órgãos, como no caso da Controladoria Geral do Estado (CGE), que passou oferecer os cursos de capacitação via Plataforma da Unicet. Dois cursos já foram realizados via EAD, o curso de Gestão e Fiscalização de Contratos no Âmbito da Administração Pública e o curso de Sindicância Administrativa Investigativa, ambos ministrados pelos servidores da CGE”, enfatizou a superintendente Sandra Gondim.

Entre os cursos disponíveis na plataforma estão de Relações Humanas com Ênfase na Qualidade dos Serviços PúblicosComo Falar em PúblicoPlanejamento EstratégicoLiderança, Gerenciamento e Gestão de PessoasNegociação e Gerenciamento de Conflitos e o Formação de Instrutor da Educação a Distância.

Conforme o secretário, esse momento é oportuno para o servidor se qualificar. “Nós temos a preocupação de ocupar o grupo de risco não só com o trabalho remoto, mas também com a possibilidade de aproveitar esse momento visando o aprimoramento profissional, por meio dos cursos da Unicet”, reforçou.

Secad destaca capacitação do servidor

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