Turismo

Serras Gerais: conheça o destino ideal para desfrutar o feriadão prolongado no Tocantins

Região oferece uma gastronomia única e paisagens naturais de tirar o fôlego.

Por Redação 794
Comentários (0)

07/09/2023 08h50 - Atualizado há 7 meses
Lagoa da Serra, uma das paisagens mais famosas da Serras Gerais

O feriado da Independência do Brasil, que coincide com a celebração da Padroeira do Tocantins, Nossa Senhora da Natividade, e se estende até o final de semana, proporciona ao público tocantinense um feriado prolongado de quatro dias. É a oportunidade perfeita para pegar a estrada e explorar as Serras Gerais, localizadas no sudeste do Tocantins.

Confira uma sugestão de roteiro para descobrir uma das sete regiões turísticas que o Tocantins tem a oferecer.

Natividade

A apenas 223 km de Palmas, Natividade é uma imersão na arquitetura histórica e na culinária local, além de oferecer refrescantes cachoeiras para o deleite dos visitantes.

Os viajantes são atraídos até esse município em busca do famoso biscoito Amor Perfeito, pequenas obras-primas de crocância e sabor. Criado pelas mãos habilidosas de Tia Naninha, que nos deixou em 2022, essa iguaria continua a encantar através dos filhos, como nos conta Lívia Cerqueira, uma das filhas da matriarca que administra o negócio como os irmãos.

"É importante não deixar morrer o legado dela. O biscoito é uma demonstração de amor e é isso que a gente quer continuar passando para os clientes”, disse.

Biscoito Amor Perfeito

Rio da Conceição

A 363 km de Palmas e a apenas 25 km de Dianópolis, o charmoso município de Rio da Conceição é uma das joias do Tocantins. Banhado pelo rio Manoel Alves, oferece diversão para todos os gostos, incluindo a Cachoeira da Geraldina, a Cachoeira do Cavalo Queimado, atividades de boiacross e as emocionantes 17 Travessias. Mas o destaque incontestável é a Lagoa da Serra, que oferece áreas de camping e day use.

Silva Rodrigues, de 52 anos, comerciante vindo da cidade de São Paulo, estava visitando a Lagoa pela primeira vez. Para ele, a ideia era aproveitar o feriado com a família e conhecer as maravilhas naturais do Tocantins, já com passagem pelo Rio Azuis. "Foi uma grata e maravilhosa surpresa muito agradável. Aqui é muito bonito", afirmou.

Aurora

Aurora oferece aos turistas diversos atrativos naturais, incluindo locais de banho paradisíacos, como as praias do Puçá e Pequizeiro, a Cachoeira do Nilton e, é claro, o Rio Azuis. Este é o menor rio do Brasil, com suas águas azuladas convidando para um mergulho relaxante. E, depois de um dia repleto de atividades, a escolha perfeita é o restaurante do Agenda 21. Sua estrutura rústica, com grandes bancos e mesas de madeira, convida os turistas a uma experiência gastronômica única.

Francileide Gomes, proprietária do estabelecimento, fala com carinho sobre o cuidado de receber os turistas e oferecer produtos locais. "Nadar costuma deixar as pessoas com fome e, por isso, começamos a fazer pratos que dão substância e assim a gente faz a galinha caipira, carne na nata e outros. São pratos que as pessoas sentem que é de casa e falam ‘parece a comida da minha avó’”, frisou.

 Empresária, dona de restaurante no Rio Azuis, Francileide Gomes

Arraias

Com seus 283 anos, o município de Arraias é cercado por belos morros que guardam muitas histórias e tem importante destaque no turismo religioso e arquitetônico, além de atrativos capazes de encantar os amantes do ecoturismo. A Cachoeira do Macaco é um desses tesouros, um impressionante paredão de água que esconde um complexo de cachoeiras, sendo a do Macaco a principal. O acesso é feito por uma trilha moderada de 5 km, como explica o proprietário Jorge Ferreira. 

Jorge Ferreira apresenta a Cachoeira do Macaco, em Arraias

Outros destinos

A região das Serras Gerais é composta por municípios que oferecem atrações turísticas para roteiros mais extensos. Com opções que vão desde o ecoturismo até o turismo religioso, passando por cidades como Dianópolis, Taguatinga, Lavandeira e Almas, há uma variedade de destinos esperando para serem explorados.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.