História de vida

Servidores da Defensoria Pública se destacam como protagonistas de várias histórias inspiradoras

Três histórias comoventes agitaram os bastidores da assistência jurídica no Estado.

Por Redação
Comentários (0)

15/02/2024 08h34 - Atualizado há 1 mês
Filho de assistido se forma em Direito.

Hélio Brasileiro Filho, analista jurídico da Classe Especial da DPE/TO, protagonizou uma história inspiradora ao realizar a busca que durou quase 30 dias para localizar um assistido da Instituição. Sua dedicação resultou na garantia do direito ao assistido a um precatório de mais de R$ 40 mil, destacando o compromisso em alcançar cada cidadão, não importando os obstáculos que surjam no caminho.

Outros profissionais da Defensoria também assumiram o papel de "detetives" junto aos assistidos. Rodrigo Urani, assistente de Defensoria no Núcleo Regional da DPE/TO em Brasília, demonstrou um exemplo de persistência ao dedicar  quase três anos de busca pelo beneficiário de um precatório no valor de aproximadamente R$ 30 mil. Sua dedicação resultou no encontro do filho de seu assistido, encerrando com sucesso uma missão que ressalta a importância do comprometimento dos servidores públicos com a justiça e o bem-estar dos cidadãos.

A analista jurídico Taivan Barbosa Coelho, atualmente lotada na unidade da Defensoria em Gurupi-TO, evidenciou o impacto transformador da assistência prestada pelos servidores da DPE/TO. A servidora relata que era analista na cidade de Figueirópolis-TO e sua assistida era mãe de uma criança que não tinha o nome do pai em seus registros. Além de comprovar a paternidade e garantir o registro da criança, a servidora facilitou o acesso da família a uma pensão por morte. 

Recordo-me vividamente do menino que chegou aqui tão jovem, agora se tornando um homem feito. Sua jornada, marcada pela assistência que lhe foi prestada, mas também pela sua própria perseverança, é verdadeiramente inspiradora. Hoje, ao vê-lo prestes a se formar em Direito, com sua educação garantida, somos lembrados do poder transformador da assistência que ofertamos. Fico muito feliz por abrir portas tão importantes com o meu trabalho”, comemora.

O presidente do Sindicato dos Servidores da Defensoria Pública do Tocantins, Richards Rodrigues, explica que essas histórias refletem o compromisso dos servidores da DPE/TO em transformar vidas e garantir acesso à justiça para todos os cidadãos. “Os servidores têm um papel fundamental na transformação positiva da realidade dos assistidos. Suas ações ressaltam a importância na promoção da igualdade, direitos e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, finaliza.

Por trás do trabalho de excelência desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE/TO), existe uma equipe de servidores altamente capacitada e empática enfrentando desafios e demonstrando uma determinação exemplar em alcançar a justiça para aqueles que mais precisam.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.