Software

Sistema inédito no Tocantins identifica homem que estava desaparecido desde maio

Software faz o confronto de dados de pessoas desaparecidas.

Por Redação 921
Comentários (0)

10/08/2021 08h57 - Atualizado há 2 anos
Sistema foi desenvolvido pela Polícia Científica do Tocantins

Um sistema inédito no Tocantins desenvolvido pela Polícia Científica entrou em operação nessa semana e está facilitando as buscas por pessoas desaparecidas.

A ferramenta tecnológica Idforense insere dados antropológicos e forenses colhidos por peritos durante as análises cadavéricas de pessoas não identificadas, gerando marcadores característicos para cada indivíduo.

Com o software será possível restringir o universo de suposições, direcionando as investigações de pessoas desaparecidas versus cadáveres não identificados no IML.

Segundo a Superintendente da Polícia Científica Dunya  Wieczorek Spricigo, a aplicação web vai dar agilidade nas identificações de cadáveres e ao mesmo tempo possibilitar a busca por pessoas desaparecidas. “Os dados de pessoas desaparecidas serão confrontados com exames realizados em cadáveres não identificados pelos peritos do IML, esse procedimento que era feito de forma manual agora está sendo realizado de maneira totalmente informatizada”, explica.

O primeiro cadáver identificado após iniciar a busca no programa Idforense foi o de Wisledy Rodrigues da Silva, de 32 anos, que se encontrava desaparecido desde o dia 25 de maio deste ano. Com o programa foi verificado que um desaparecido possuia as mesmas características biotipológicas de um cadáver examinado (sexo, idade, ancestralidade e estatura), além de marcas e sinais particulares como tatuagens. 

Após essa informação, a equipe do Núcleo Especializado em Antropologia Forense e Odontologia Legal procurou a suposta família para obtenção de prontuários odontológicos da vítima.

Segundo a família, a vítima foi atendida no Centro de Especialidades Odontológicas de Palmas (CEO) para tratamento. Com esses prontuários, os peritos puderam então realizar o exame comparativo entre as informações contidas na ficha de atendimento clínico com o exame realizado do cadáver.

Para facilitar esse procedimento, o Diretor do IML Luciano Fleury, explica que é importante a atualização e preenchimento completo do prontuário de saúde do paciente. “Os profissionais de Saúde precisam nos auxiliar nesse processo mantendo completo o prontuário do paciente nos consultórios, já que muitas vezes a análise antropológica e da arcada dentária é o único material passível de análise imediata e os registros  contribuem para a rápida solução do caso”, explicou.

Idforense

Segundo a perita odontolegista, Georgiana Ferreira Ramos, idealizadora e coordenadora do projeto, há dois anos essa aplicação web Idforense está em desenvolvimento para atendimento das demandas do Núcleo Especializado em Antropologia Forense e Odontologia Legal do IML (TO).

“O software irá facilitar a identificação de pessoas desaparecidas as quais familiares  buscam constantemente informações, e também será muito útil nas investigações sobre os cadáveres não identificados e desaparecidos”, destacou.

De acordo com o analista de sistemas da SSP, Paulo de Souza  Lima, responsável pela criação do Idforense, o software banco de dados escolhido foi o MySQL, que é conhecido por sua facilidade de uso, e também sua capacidade de rodar em vários sistemas operacionais. “A nossa pretensão foi criar algo simples, de fácil utilização e que pudesse dar respostas rápidas aos familiares de pessoas". 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.