Tecnologia na saúde

Hospital Regional de Arapoema é o 2º a implantar prontuário digital e eliminar uso de papel

Instalação do sistema está planejada para outros 12 hospitais.

Por Redação
Comentários (0)

13/09/2023 16h09 - Atualizado há 7 meses
Hospital Regional de Arapoema conta com prontuário eletrônico

O Hospital Regional e Maternidade Irmã Rita de Arapoema (HMIR) iniciou a operacionalização do prontuário eletrônico nesta quarta-feira (13/09).

A unidade é o segundo hospital gerido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), a receber a tecnologia do Sistema SX, desenvolvida pela empresa Salux Technology. A primeira foi o Regional de Pedro Afonso, no dia 05 de setembro.

“A nossa expectativa é que, com o sistema, tenhamos mais acesso às informações de forma mais ágil e isso impacta nas tomadas de decisões e, consequentemente, em um melhor atendimento aos usuários”, disse a diretora geral do HMIR, Mariana Coppo.

Quem operacionaliza o sistema aprovou a novidade. “O sistema veio para facilitar nosso trabalho, é bem mais rápido e otimiza nosso atendimento aos pacientes, é de fácil utilização e com certeza nos auxiliará nos processos dentro do hospital”, declarou a assistente de serviços de saúde, Alessandra Alves Matos.

O diretor de Serviços Administrativos Gerais da SES-TO, Ullanes Passos Rios, explicou que “vários setores do hospital - como a recepção e encaminhamento dos pacientes - já estão com o sistema funcionando e até o final do mês toda a unidade estará integrada”.

A tecnologia

O prontuário eletrônico tem como objetivos integrar e monitorar os serviços hospitalares, abrangendo todas as fases, desde o atendimento inicial até a alta do paciente, com o intuito de aprimorar a qualidade dos cuidados prestados. O sistema oferece a vantagem de um prontuário único para cada paciente, eliminando a necessidade de registro em papel e garantindo que todas as informações estejam disponíveis de forma contínua.

Mesmo em casos de transferência para outros hospitais, o prontuário eletrônico acompanha o paciente, permitindo que a equipe assistencial da nova unidade tenha acesso completo ao histórico do tratamento. Além disso, o sistema padroniza e otimiza a gestão de recursos, proporcionando maior eficiência nos processos administrativos e, consequentemente, aprimorando a qualidade dos serviços de saúde prestados.

Todas as unidades hospitalares do Estado estão programadas para receber treinamento visando capacitar seus profissionais e oferecer suporte para a implementação do novo sistema.

O Hospital Regional de Araguaína (HRA), o Hospital Regional de Xambioá (HRX) e o Hospital Regional de Guaraí (HRGUA) já concluíram a instalação em sua infraestrutura. Além disso, a instalação do sistema está planejada para outros 12 hospitais.

A tecnologia tem como objetivos integrar e monitorar os serviços hospitalares

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.