Prazo de entrega dos resultados é de até 15 dias.
Subiu de 13 para 40 o número de casos suspeitos da doença Monkeypox no Tocantins, também chamada de varíola dos macacos. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde nesta segunda-feira (15), com base em levantamento do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).
Os casos investigados são em Palmas (22), Lagoa da Confusão (01), Araguaína (03), Colinas do Tocantins (03), Porto Nacional (02), Gurupi (04), Cristalândia (01), Miranorte (02), Palmeirante (01), Paraíso do Tocantins (01). Até esta data, o Estado teve apenas um caso confirmado em Nazaré (paciente já curado). O caso antes atribuído como suspeito para Formoso do Araguaia, foi identificado como residente de Gurupi.
Conforme a Saúde, as amostras dos pacientes em investigações são encaminhadas para a Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte (MG), a qual é a do Tocantins, para análise do material coletado. O prazo de entrega dos resultados é de até 15 dias.
Orientações gerais a respeito da doença podem ser obtidas através do Plano de Contingência para Monkeypox do Tocantins, disponível para consulta no site da Secretaria (https://www.to.gov.br/saude/monkeypox/3b4qwneowreg).
VEJA TAMBÉM