Tocantins

Tocantins tem 13 casos de varíola dos macacos sob investigação em 7 cidades; saiba quais

Prazo de entrega dos resultados dos exames é de até 15 dias.

Por Redação 1.831
Comentários (0)

09/08/2022 08h35 - Atualizado há 1 ano
Amostras foram enviadas para a Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte (MG)

A Secretaria da Saúde do Tocantins (SES-TO) divulgou na manhã desta terça-feira (9), novos dados referentes à varíola dos macacos (monkeypox). Os números atualizados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-TO) apontam que atualmente são 13 casos investigados e 1 confirmado no Estado.

As investigações estão nos municípios de Palmas (4),  Lagoa da Confusão (1), Araguaína (1), Colinas do Tocantins (2), Porto Nacional (2), Formoso do Araguaia (1) e Gurupi (2).

“Vale destacar que a Monkeypox é uma doença benigna, de tratamento sintomático e que raramente leva a óbito. Os pacientes em investigação seguem com os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e com acompanhamento dos referidos municípios”, afirmou a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-TO, Perciliana Bezerra.

As amostras dos pacientes em investigação foram encaminhadas para a Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte (MG), a qual é referência do Tocantins para análise do material coletado. O prazo de entrega dos resultados é de até 15 dias.

Para manter a população atualizada das informações relacionadas à doença, a SES-TO divulgará a partir da próxima, em todas as segundas-feiras, boletim sobre os dados da doença, no Tocantins.

“A população deve ficar atenta aos sintomas e procurar a Unidade Básica de Saúde, de sua referência, conforme orientações do Plano de Contingência para Monkeypox do Tocantins, disponível para consulta no site da Secretaria e que foi enviado para os 139 municípios tocantinenses, no dia primeiro de agosto”, destacou Perciliana.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.