Mauro Mota

Ex-secretário condenado em esquema do lixo é nomeado no 1º escalão do governo do Estado

Mauro Mota foi condenado juntamente com o ex-prefeito Raul Filho.

Por Conteúdo AF Notícias 3.154
Comentários (0)

28/05/2022 08h42 - Atualizado há 1 ano
Mauro Mota foi secretário e vereador de Palmas

O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) nomeou o ex-vereador de Palmas Amaurismar Mota Sousa, mais conhecido como Mauro Mota, para o cargo de presidente da Agência de Mineração do Estado (Ameto). O ato foi publicado nesta sexta-feira (27).

Amaurismar Mota Sousa já foi vereador em Palmas e tentou retornar à Câmara nas eleições de 2020, quando obteve 843 votos e ficou como suplente.

Em Palmas, Mauro Mota também já foi secretário municipal de Juventude e Esportes, assessor de gabinete e diretor de Articulação, entre 2005 e 2009, na gestão do ex-prefeito Raul Filho.

Em janeiro deste ano, o juiz da 3ª Vara Criminal de Palmas condenou o ex-prefeito Raul Filho e outras onze pessoas no suposto esquema do lixo, envolvendo a Delta Construções SA, do empresário Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Entre os condenados estão o ex-secretário municipal Mauro Mota.

Os réus foram condenados a penas que variam de 3 anos a 5 anos de prisão, perda ou impedimento de ocupar cargos públicos, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multas e prestação de serviço à comunidade. O processo ainda está em fase de recurso.

Conforme a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), entre os anos de 2006 e 2010, os condenados participavam de um esquema montado para desviar recursos públicos. A Promotoria diz que a Delta Construções, uma das empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato, usava a empresa Plácido Correia da Silva ME para obter dinheiro de forma ilícita através da contratação fraudulenta para serviços de limpeza pública e coleta de lixo. A estimativa do MPTO é de que a empresa tenha recebido mais de R$ 13 milhões durante o período.

“Os acusados se associaram, de forma organizada e estruturada, dividindo tarefas, com o fim de cometer crimes de fraudes à licitação, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e outros, cujas condutas foram realizadas no período correspondente aos dois mandatos do então Prefeito Raul de Jesus Lustosa Filho à frente da Prefeitura Municipal de Palmas”, afirma o magistrado em sua decisão.

Em março deste ano, Mauro Mota foi nomeado na Assembleia Legislativa (Aleto) no cargo em comissão de Assistente de Gabinete da Comissão Permanente de Licitação.

O QUE FAZ A AMETO?

Compete à Agência de Mineração do Estado (Ameto) propor as políticas públicas de geologia, mineração e transformação mineral para o estado; o planejamento da exploração mineral e o aproveitamento dos recursos minerais; e regular o uso dos recursos minerais de domínio do estado.

Ruberval Sousa muda de cargo

Também nesta sexta-feira, Ruberval Sousa de França foi exonerado do cargo de vice-presidente executivo da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) e nomeado para secretário executivo da Infraestrutura, Cidades e Habitação.

Nomeação de Amaurismar Mota Sousa

Exoneração de Ruberval Sousa

Nomeação de Ruberval Sousa

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.