Lucelita Maria Alves

Bombeira tocantinense é a 1ª mulher a conquistar cadeira na Academia de Letras Militares do Brasil

Ocupará a cadeira de número 25, que tem como patrono o Dr. Manoel Odir Rocha.

Por Redação 8.384
Comentários (0)

16/11/2022 15h05 - Atualizado há 1 ano
Tenente-coronel e escritora Lita Maria

Tenente-coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), Lucelita Maria Alves conquistou cadeira inédita na Academia de Letras Militares Estaduais do Brasil e vai ser empossada no próximo dia 18, em cerimônia na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Maranhão, em São Luís. A cerimônia será às 16h.

Esta é a primeira vez, no Brasil, que uma mulher conquista vaga junto à academia. A tenente-coronel vai ocupar a cadeira de número 25, que tem como Patrono o Dr. Manoel Odir Rocha.

“É uma grande conquista para mim, haja vista ser a primeira mulher a ocupar uma cadeira nessa Casa de Letras”, relatou a tenente-coronel, escritora e autora de diversas obras literárias.

O comandante-geral do CBMTO, coronel Carlos Eduardo Farias, destacou a competência administrativa e artística da tenente-coronel Lucelita durante sua passagem pela instituição.

“Enquanto bombeira, foi uma excelente profissional, dedicada e com muito zelo ao serviço. E no campo da literatura não é diferente, é dona de um potencial que enaltece e nos enche de orgulho”, destacou.

Histórico

Lucelita também é, desde agosto de 2017, membro da Academia Palmense de Letras e ocupa a cadeira de número 19, que tem como patrono o poeta e escritor brasileiro Casimiro de Abreu.

O nome completo da escritora é Lucelita Maria Alves, contudo, a assinatura é Lita Maria, que tem 55 anos e é natural de Turvânia - GO. Atualmente, Lita tem residências em Palmas e Goiânia, morando lá e cá, conforme necessidades e agendas.

Entre as obras já publicadas, Lita Maria tem o livro de poemas Carretel de Rosas (março/2012) e o romance O amor de Gato Tigre por Charlote Cachecol (setembro/2013), os dois lançados pela Editora Kelps.

Lita ainda escreveu e lançou o romance O Canto da Carpideira (2015), pela EDUFT. A escritora destaca que, nesta obra, a morte é orquestrada e marca o protagonismo de mulheres carpideiras, benzedeiras, doceiras, lavandeiras, entre outras. O livro é parte da Coleção Literatura Tocantinense, publicado pela Editora-UFT, que foi tema pesquisado em defesa de mestrado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Em setembro de 2021, Lita Maria publicou Sobre Dora e Dores, por meio de um projeto contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura (Aldir Blanc). O romance ainda rendeu um longa-metragem, com assinatura de contrato com a Produtora Cena Filmes, que está fazendo a adaptação da obra.

Tenente-coronel da reserva, escritora, membro da Academia Palmense de Letras, da União Brasileira de Escritores e membro correspondente da Academia de Letras de Araguaína, filha de Anália e Francisco. Mãe de Santiago e Clara.

E a partir do próximo dia 18, também será membro da Academia de Letras Militares Estaduais do Brasil.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.