Média e alta complexidade

Tocantins recebe prefeitos e vereadores de Mato Grosso em busca de parceria na área da Saúde

Comitiva veio ao Tocantins para debater uma possível cooperação entre os estados

Por Redação
Comentários (0)

26/01/2024 08h42 - Atualizado há 2 meses
Reunião com os prefeitos de Mato Grosso.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, recebeu nesta quinta-feira (25), no Palácio Araguaia, uma comitiva formada por prefeitos, vereadores e secretários municipais das Regiões do Norte Araguaia e Xingu, no estado de Mato Grosso. O objetivo da reunião foi discutir um termo de cooperação na área da saúde, entre os dois estados, com vistas ao atendimento de pacientes de média e alta complexidade da região, pelo sistema de saúde tocantinense. 

Os gestores municipais explicaram que muitos pacientes dos seus municípios procuram a capital tocantinense, em virtude da ausência de unidades de saúde para tratamento de algumas especialidades de média e alta complexidade na região e, também, pela distância da capital mato-grossense. 

O governador Wanderlei Barbosa destacou a alegria em receber a comitiva de Mato Grosso e vê com bons olhos a realização de uma parceria. “Recebemos, com muita alegria, os nossos vizinhos. Nós temos uma ligação, todo o intercâmbio na área de saúde, de educação, de comércio e nunca negaremos o atendimento”, pontuou o Governador.

“Vamos avançar no sentido de firmar uma pactuação, trabalhando com as equipes técnicas, nos estudos de como melhorar esse fluxo de atendimento dos pacientes da região, aqui no Estado”,  explicou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, lembrando que a partir de um termo de cooperação, o Tocantins terá a possibilidade de ressarcimento financeiro pelos atendimentos realizados aos pacientes do estado de Mato Grosso. 

O prefeito de Porto Alegre do Norte, Daniel Rosa do Lago, ressaltou que essa cooperação já foi levada ao conhecimento do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, e que a reunião com o governador Wanderlei Barbosa foi importante para discutir a possibilidade e agilizar o processo.

“O governador foi bem solícito, os atendimentos já são realizados, mas nós queremos que seja formalizado. Então, foi uma reunião bastante produtiva”, declarou o prefeito, ao explicar que a Região Norte Araguaia tem muita dificuldade com alguns procedimentos de média e alta complexidade. “São 1300 km da capital e, aqui para Palmas, 580 km, então é menos da metade da distância”, completou. 

O prefeito de Santa Terezinha, Thiago Castellan, também destacou a receptividade do governador Wanderlei Barbosa e que Palmas constitui uma referência para o seu município na área da saúde. “Santa Terezinha é uma região muito distante da nossa capital, que é Cuiabá. E Palmas passa a ser uma referência na saúde para nós, é muito mais perto. O governador Wanderlei colocou as portas abertas da saúde para atender o nosso povo,  então eu fiquei muito feliz com o resultado dessa reunião”, frisou. 

A comitiva contou a participação dos prefeitos de Santa Terezinha, Thiago Castellan; de Porto Alegre do Norte, Daniel Rosa do Lago; de Confresa, Ronio Condão; vereadores das cidades mato-grossense, além dos deputados estaduais do Tocantins Léo Barbosa e Olyntho Neto.

Cooperação para atendimento de alta e média complexidade.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.