Saúde

Tocantins recebe equipes do Instituto de Biologia Molecular do Paraná para projeto de testes NS1

Objetivo é firmar um Termo de Cooperação Técnica entre os dois Estados.

Por Redação
Comentários (0)

21/09/2022 08h06 - Atualizado há 1 ano
Participaram da reunião equipe da Saúde Tocantins e equipe do Instituto de Biologia Molecular

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) recebeu nesta terça-feira (20), equipes do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). O objetivo da reunião foi conhecer as potencialidades de cada instituição, discutir as atividades e celebrar um Termo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento do projeto de validação de testes NS1 para dengue e chikungunya em amostras coletadas no Tocantins.

A Diretora de Vigilância das Doenças Vetoriais e Zoonoses, Mary Ruth Batista Glória Maia, destacou que o encontro tem a intenção de se firmar uma parceria entre os dois Estados que irá contribuir com o desenvolvimento destes testes. “A efetivação da pesquisa irá contribuir para um diagnóstico mais oportuno e o direcionamento de um tratamento mais assertivo para essas arboviroses no Tocantins e consequentemente no país”.

Participaram da reunião a pesquisadora do IBMP, Sandra Cestrin e a superintendente de Vigilância em Saúde, da SES-TO, Perciliana Bezerra, a diretora de Vigilância das Doenças Vetoriais e Zoonoses, Mary Ruth Batista, a Diretora do Laboratório de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO), Jucimária Dantas, a gerente de Vigilância das Arboviroses, Christiane Bueno, as enfermeiras da área técnica das Arbovirores Bárbara Brito, Débora Bicalho e Hiana Parrião e o responsável pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), André H. Ribeiro

Na oportunidade, a pesquisadora visitou as instalações do LACEN-TO. “A visita ao LACEN foi para conhecer a nossa estrutura, processos de trabalho e alinharmos quanto aos requisitos para a viabilidade da execução do projeto, cronograma de execução, especialmente quanto ao processamento das amostras, testes laboratoriais que serão realizados e encaminhamentos para que possamos atender os requisitos do IBMP”, explicou a Diretora do LACEN-TO, Jucimária Dantas.

O exame

O NS1 é uma glicoproteína altamente conservada que está presente em altas concentrações no soro de pacientes infectados por vírus da dengue. Dessa forma, pode ser detectado logo após os sintomas terem surgido e, portanto, antes do aparecimento de anticorpos específicos contra o agente infeccioso.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.