Estado

Toinho Andrade será governador do Tocantins por duas semanas; Wanderlei viaja à COP27

Estado não tem vice-governador atualmente.

Por Conteúdo AF Notícias 1.145
Comentários (0)

08/11/2022 16h20 - Atualizado há 1 ano
Governador Wanderlei Barbosa e deputado Antonio Andrade

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Antônio Andrade será empossado como governador do Tocantins e ficará no comando do Palácio Araguaia entre os dias 9 e 22 de novembro.

Nesse período, o governador Wanderlei Barbosa estará representando o Estado na 27ª edição da Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorre neste mês no Egito. 

Como o Estado não tem vice-governador, cargo que era ocupado por Wanderlei na gestão de Mauro Carlesse, o presidente da Assembleia passa a ser o próximo na linha de sucessão do governo em caso de ausência do governador.

Esta será a segunda vez que o deputado Antonio Andrade assume interinamente o cargo de governador. “É com muita alegria e grande satisfação poder assumir o Governo do meu Estado, lugar que eu nasci e ajudei a criar. Continuaremos com os projetos e deveres. Nesses dias que estarei à frente do Governo. Vamos zelar pela gestão, procurando fazer o melhor para o nosso Tocantins. Eu agradeço ao governador Wanderlei pela confiança e vou cuidar do Estado como tão bem ele cuida”, declarou.

PERFIL

Antonio Poincaré Andrade Filho (Republicanos), o Toinho Andrade, foi o deputado federal mais votado do Tocantins nas Eleições 2022. Aos 62 anos, ele teve 63.813 votos e vai cumprir seu primeiro mandato na Câmara Federal.

Toinho Andrade é natural de Porto Nacional, casado e pai de quatro filhos. Sua carreira política começou na Câmara de Vereadores, onde foi vereador por três mandatos.

Em 2002, foi candidato a deputado estadual, sendo eleito primeiro suplente. Nesta primeira passagem ele assumiu o cargo por quase um ano, entre 1º de novembro de 2004 a novembro de 2005.

Nas eleições de 2006 novamente ficou na primeira suplência e chegou a assumir a Secretaria Extraordinária de Coordenação Institucional do Estado, no ano seguinte.

Em 2009, Toinho assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa e foi eleito no pleito de 2010. Desde então ele foi reeleito em 2014 e 2018, quando recebeu 18.947 votos. Neste último mandato também foi eleito e reeleito para a presidência da Assembleia.

Toinho Andrade é o presidente da Assembleia Legislativa

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.