Norte do Estado

UFNT prepara cursos de Agronomia, Enfermagem, Engenharia de Software, Pedagogia e outros

Outros três cursos estão em discussão e também serão lançados em breve.

Por Redação 5.653
Comentários (0)

18/04/2024 09h12 - Atualizado há 1 mês
Novos cursos serão lançados pela UFNT

Notícias do Tocantins - A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) está dando passos significativos em direção à expansão de sua oferta educacional. Visando atender às demandas da região e promover o desenvolvimento local, a instituição avança nas discussões e planejamento para o lançamento de novos cursos a partir de 2025.

Dentre as novidades estão os cursos de Agronomia, Enfermagem, Engenharia de Software, Pedagogia e Engenharia Biomédica. Essa diversificação reflete não apenas a necessidade de formação profissional em áreas estratégicas para o desenvolvimento regional, mas também o compromisso da UFNT com a excelência acadêmica e a inovação.

O curso de Agronomia se destaca pela sua relevância para a economia local/regional, especialmente em uma região com potencial agrícola como o Norte do Tocantins.

O curso de Enfermagem vem para suprir a demanda por profissionais de saúde capacitados, em sintonia com as necessidades da população e os desafios do sistema de saúde. A UFNT conta com estrutura hospitalar própria, privilegiada para inserção dos estudantes de Enfermagem nos cenários de prática, o Hospital Geral de Araguaína (antigo Hospital de Doenças Tropicais), além da estrutura de laboratórios em saúde e equipamentos de simulação realística de última geração.

O curso de Engenharia de Software representa um campo em constante expansão, essencial para a modernização de processos e o impulsionamento da indústria de tecnologia. Com o avanço da transformação digital, profissionais qualificados nessa área são cada vez mais requisitados.

Por sua vez, o curso de Pedagogia surge como uma resposta às demandas por profissionais qualificados na área educacional, capazes de contribuir para a melhoria do ensino e aprendizado em todos os níveis.

A Engenharia Biomédica é uma área multidisciplinar que combina conhecimentos e técnicas da engenharia e ciências da saúde para desenvolver soluções tecnológicas inovadoras aplicadas à medicina e à saúde. O curso de Engenharia Biomédica tem como objetivo formar profissionais capazes de aplicar princípios de engenharia e conhecimentos das ciências biomédicas para projetar, desenvolver, implementar e gerenciar equipamentos, sistemas e dispositivos médicos, bem como desenvolver tecnologias e soluções voltadas para a área da saúde. Destaca-se a importância estratégica da Engenharia Biomédica para o desenvolvimento da Região Geográfica Intermediária Araguaína (RGIA), contribuindo para a modernização e avanço dos serviços de saúde, a integração entre tecnologia e medicina, e a formação de profissionais altamente qualificados para atender às demandas do setor de saúde local/regional.

O lançamento desses cursos a partir de 2025, não apenas ampliará as opções de formação superior na região, mas também contribuirá para a formação de profissionais qualificados, capazes de enfrentar os desafios contemporâneos e promover o desenvolvimento sustentável do Norte do Tocantins. Além dos cursos mencionados, outros três (03) cursos estão em discussão e também serão lançados em breve.

A UFNT reafirma, assim, seu compromisso com a educação de qualidade e a promoção do conhecimento como instrumento de transformação social. A preparação e o lançamento desses cursos representam um marco importante em sua trajetória de desenvolvimento da UFNT e um passo significativo em direção a um futuro mais promissor para a região e para o país.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.