Ensino superior

UFT lança 3 novos cursos de licenciatura e abre processo seletivo por meio de análise curricular

Indígenas, quilombolas e pessoas surdas terão uma bolsa mensal no valor de R$ 700.

Por Redação 7.865
Comentários (0)

22/04/2024 14h47 - Atualizado há 1 mês
Campus da Universidade Federal do Tocantins, em Palmas

Notícias do Tocantins - A Universidade Federal do Tocantins (UFT) oferta 110 vagas para três novos cursos de licenciatura: Intercultural Indígena, Educação Escolar Quilombola e Educação Bilíngue de Surdos. O processo seletivo será feito em etapa única por meio de Análise Curricular.

As inscrições iniciam no dia 23 de abril e seguem até 12 de maio, realizadas via internet, através do endereço eletrônico www.copese.uft.edu.br.

Licenciatura Intercultural Indígena

Este curso é voltado para indígenas (professores ou não) que desejam conquistar uma formação docente. Trata-se de um curso de 1ª licenciatura – 4 anos – no Câmpus de Palmas. São 40 vagas no total.

Licenciatura Bilíngue de Surdos

Este curso é voltado para professores (surdos e não surdos) de diferentes áreas que atuam na educação e população surda que desejam conquistar a formação em Educação Bilíngue de Surdos. Trata-se de um curso de 2ª licenciatura – 2 anos – no Câmpus de Palmas, e por isso é obrigatório comprovar a formação em um curso de licenciatura. São 40 vagas no total.

Licenciatura Educação Escolar Quilombola

Este curso é voltado para a comunidade quilombola (professores ou não) que desejam a formação específica de educação escolar quilombola. Este curso será ofertado no Câmpus de Arraias e é 1ª licenciatura – 4 anos, com 30 vagas no total.

Quem pode participar?

Os cursos da UFT são para atender uma demanda de formação de indígenas, quilombolas e pessoas surdas. Todos os alunos indígenas, quilombolas e pessoas surdas terão direito a uma bolsa mensal no valor de R$ 700,00 do início ao fim do curso.

Parfor Equidade

Os novos cursos são do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica – Parfor Equidade, uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), idealizada junto à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC) que visa formar professores em licenciaturas específicas para atendimento das redes públicas de educação básica ou das redes comunitárias de formação por alternância.

De acordo com a coordenadora do Parfor na UFT, Carolina Machado, os três novos cursos são parte das ações de expansão da universidade. “No decorrer dos últimos 20 anos, a UFT vem assumindo um papel de excelência acadêmica e científica na região Norte do Brasil e no estado do Tocantins e tem ampliado de maneira rápida e sustentável a oferta de vagas em cursos de graduação, e estes 3 novos cursos de licenciatura do Parfor são parte das ações de expansão da universidade.”

Confira todas as informações no site da Comissão Permanente de Seleção (Copese). Clique aqui.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.