Em Palmas

Unitins inicia estudo para criação de 4 novos cursos de graduação, todos na área da Saúde

São cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional.

Por Redação 2.210
Comentários (0)

11/08/2023 15h52 - Atualizado há 8 meses
Reitor Augusto Rezende e governador Wanderlei assinam protocolo para implantação de novos cursos

O Governo do Estado anunciou a criação de um grupo de trabalho para discutir a implantação de novos cursos de graduação na área da Saúde na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), no Câmpus de Palmas. O protocolo foi assinado, na tarde desta quinta-feira (10), pelo governador Wanderlei Barbosa, durante solenidade de posse do reitor Augusto Rezende e da vice-reitora, professora Darlene Teixeira Castro.

Os cursos que serão implantados são: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional.

Para o diretor do Câmpus Palmas, professor Ulisses Franklin Carvalho da Cunha, “a implantação de novos cursos no Câmpus Palmas representa mais um passo importante no processo de democratização e avanço na oferta do Ensino Superior Público e de qualidade! Além de ser uma maneira de contribuir decisivamente no desenvolvimento do Estado em suas instâncias econômicas, de pessoal e de mão de obra qualificada para o mundo do trabalho.”

A pró-reitora de Graduação, professora Alessandra Ruita Czapski, explica que “a implantação desses quatro cursos mostram o zelo e o compromisso que a Unitins tem de cumprir a sua missão por meio de duas vertentes, que são a expansão dos cursos e também por meio do serviço que será prestado à comunidade. Esses cursos serão estruturados a partir de um centro de atendimento. A escolhas desses cursos é baseada nas necessidades do nosso Estado por meio de demandas apresentadas à Universidade pela comunidade, lembrando que alguns desses cursos já constavam no nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)”.

“Agora inicia-se o trabalho técnico, de levantamento de informação e estruturação para que desenvolvamos um grande núcleo de atendimento à população em necessidade especial, principalmente as crianças: um centro de reabilitação. Que a Universidade seja protagonista na formação de mão de obra e use esse centro para a prática na recuperação do cidadão. É uma política pública juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde, que é uma forte parceria. Temos certeza que esse será um projeto de referência para o Tocantins, não só pelo atendimento à população, mas também na formação profissional. É a Unitins intervindo nas políticas públicas em prol da sociedade”, explicou o reitor Augusto Rezende.

O reitor explicou que “serão criados grupos de trabalho envolvendo quatro novos cursos, juntamente com Pedagogia e Serviço Social, também, do Câmpus Palmas, se integrarão esse pensar na formação de um centro de recuperação e atendimento especial. É voltado ao SUS e à realidade das políticas públicas. Esses grupos de trabalho vão precificar o investimento, a mão de obra, e habilitar para futuramente fazer o lançamento oficial. De surpresa e de forma bastante satisfatória, o deputado federal Vicentinho Júnior disponibilizou um milhão de reais em emenda para a construção de um dos laboratórios, que é a parte mais complexa, mais cara, que é a clínica de Fisioterapia”.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.