Comuns no verão

No verão, incidentes com escorpiões e potós aumentam em Araguaína, mas é possível evitar!

O potó é semelhante a uma formiga, mas é um inseto da família dos besouros.

Por Redação 3.090
Comentários (0)

15/06/2019 08h20 - Atualizado há 4 anos
Potó

Basta começar o verão para o temido potó aparecer e deixar seu rastro na pele de muita gente. E não é só ele que ataca neste período, de acordo com Luciana Gomes, veterinária do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Araguaína. Durante o verão também são comuns os acidentes com escorpiões.

Os dados do CCZ mostram que no ano passado, 11 acidentes com escorpiões foram registrados em Araguaína. De janeiro a março deste ano, esse número aumentou para 37.

Potó

O potó é semelhante a uma formiga, mas é um inseto da família dos besouros. Sua incidência é maior nos meses de calor.

Para evitar o seu surgimento, é recomendável a troca de luzes brancas por amarelas, evitar o uso de colchas de cama de cor branca, a instalação de telas em janelas e o cuidado com resíduos, pois eles se alimentam de matéria orgânica em decomposição.

Caso perceba o potó caminhando sobre a pele, a recomendação é não apertá-lo. “Retire-o com calma e lave a área com água corrente e sabão”, recomenda a veterinária.

Caso seja pressionado, o inseto libera uma secreção que provoca queimadura na pele, com intensidade e gravidade variáveis.

Quando afetado pelo inseto, o paciente deve procurar uma unidade básica de saúde (UBS) ou o Hospital de Doenças Tropicais (HDT)”, completou a veterinária. A queimadura deve secar naturalmente e não é recomendável o uso de receitas caseiras, como pasta de dente ou margarina, por exemplo.

Escorpiões

Segundo a veterinária, os incidentes com escorpiões ocorrem em qualquer período do ano e manter a higiene é a forma mais eficaz de evita-los, já que os animais se alimentam principalmente de baratas e cupins.

Caso a pessoa consiga capturar ou matar o animal, deve leva-lo ao CCZ para ser identificado. Em caso de picada, a recomendação é procurar atendimento médico urgente”, alerta a veterinária.

(Mara Santos)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.