Thaize Helena

Vencedoras | Formada em farmácia, empresária abraça agronegócio e leva prêmio em Araguaína

Ela decidiu assumir o rumo das terras após a morte do pai e descobriu uma paixão pela pecuária.

Por Redação 2.144
Comentários (0)

22/02/2020 08h50 - Atualizado há 4 anos
Thaize Helena Enéias

Caçula entre duas mulheres e um homem, Thaize Helena Enéias não foi a escolhida para herdar o conhecimento agropecuário do pai, no entanto, foi ela quem abraçou o negócio após o falecimento precoce de Benedito, aos 60 anos. “Eu não fui preparada, nem para dizer sim ou não”, afirmou.

Até 2010, o gosto pela terra era da lembrança infantil e hoje ela já conquistou capacidade para levar o prêmio local do Programa de Eficiência de Carcaça (PEC) de 2019.
 
Primeira personagem da série ‘Vencedoras’, realizada em homenagem ao Dia da Mulher, próximo dia 8 de março, Thaize é natural de Paracatu, em Minas Gerais, onde nasceu em 10 de agosto de 1978.

Na infância, acompanhou o pai, que comprava e vendia fazendas para reinvestir em propriedades melhores em várias cidades, até parar em Janaúba, também no estado mineiro, onde ficou com a mãe após a separação dos pais. O pai então veio para Araguaína, onde ela passava as férias.
 
Atrás dos passos do pai

“Ele era um desbravador e o campo aqui estava melhor para abrir a terra. Foi quando começou o Estado e viu uma oportunidade”, explicou sobre a escolha do pai em ter vindo para o Tocantins.

Formada em farmácia e atuante na área até hoje, Thaize também enxergou o desenvolvimento quando tomou o mesmo rumo do pai. Aos 31 anos, junto ao marido, Jairo Cordeiro, e dois filhos, Benedito e Heitor, com então com 1 e 5 anos, mudou-se para encarar o que viria ser sua paixão: o agronegócio.
 
O começo

Logo que chegou, há 10 anos, o primeiro passo foi pesquisar na internet, mas era muita informação e ela precisava de uma direção. As coisas só comeram a mudar quando conheceu outras empresárias do ramo e foi convidada para o grupo Mulheres do Agronegócio Tocantinense (MAT), em 2016, ano que também iniciou o curso técnico em agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
 
A descoberta

Thaize teve alguns prejuízos, porque, segundo ela, não se pode ser amador no agronegócio. “Até receber o prêmio do PEC, em 2019, eu não tinha muita certeza que estava fazendo certo. Mas eu via que nos abates outros pecuaristas sempre reclamavam da quebra no lucro e comigo era sempre melhor que a expectativa. Até achei que minha balança estava quebrada”, disse a empresária sobre a conquista da segurança.

Seu gado foi o melhor entre os 45 abatidos no Minerva Foods, em acabamento, milímetros de gordura, PH da carne e precocidade.
 
União feminina

Mais do que a união para troca de experiências entre as mulheres, o MAT também tem uma importância política, cultural e educacional dentro do agronegócio araguainense.
 
Nós estamos conquistando espaço. Eu noto alguns olhares de desconfiança sim, mas eu me imponho e mostro que sei do que estou falando, principalmente na negociação do gado”, destacou a homenageada.

(Marcelo Martin)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.