Audiência pública

Câmara de Araguaína pressiona BRK sobre falhas na reconstrução de calçadas e tarifas abusivas

Por Márcia Costa 634
Comentários (0)

26/06/2019 08h45 - Atualizado há 4 anos
Vereadores questionaram sobre a fiscalização feita após as obras da BRK Ambiental

A Câmara Municipal de Araguaína promoveu uma audiência pública para discutir as falhas na prestação de serviços pela empresa BRK Ambiental, concessionária de água e esgoto.

Participaram da audiência, nesta segunda-feira (24), o diretor do Demupe, Nicássio Mourão, e a engenheira gerente da BRK, Sandra Lúcia Leal. A sessão foi conduzida pelo presidente Aldair da Costa Sousa (Gipão).

Os parlamentares questionaram sobre as calçadas danificadas pela empresa, a cobrança de tarifas abusivas pela coleta de esgoto no percentual de 80% sobre o consumo de água e também cobraram mais acessibilidade nas calçadas reconstruídas para garantir a plena locomoção de cadeirantes.

O vereador Terciliano Gomes, autor do requerimento, mostrou fotos de vários locais na Avenida Ademar Vicente Ferreira e na Rua 13 de Maio onde as calçadas apresentaram problemas após a execução de alguns serviços.

Conforme a BRK, desde 2014, a empresa é obrigada a obedecer um padrão específico na reconstrução das calçadas e disse que eventuais defeitos serão corrigidos desde que não decorrentes da má utilização pelos moradores. 

"Não só apenas a BRK, mas segundo a legislação diz que qualquer morador deve ser fazer a calçada com esse tipo de piso intertravado, considerado uma grande evolução para a cidade. Nós entregamos as obras e se elas foram utilizadas indevidamente não cabe a nós fazer a manutenção. O passeio público não é para subir com caminhão de concreto, nem carreta para descarga de material. Não é nosso papel, não cabe à BRK fiscalizar e não faremos". 

Já o diretor do Demupe disse que a fiscalização trabalha dentro da lei, conforme o Código de Edificações, e que qualquer modificação em área pública é de responsabilidade do município, mas se a obra tiver sido executada pela BRK, ela é a responsável.

"Nossos profissionais são reduzidos, mas sempre tem acompanhamento dos serviços da BRK por em engenheiro e um fiscal, durante e após a execução das obras. Se uma obra foi mal feita pela BRK, a empresa deve voltar a refazer, já se for uma calçada danificada por outra pessoa, vamos identificar para notificar", afirmou Nicássio Mourão.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.