Crime ambiental

Homem é preso vendendo mais de 3 mil litros de gasolina clandestina no Tocantins

O suspeito adquiria o combustível no Maranhão e transportava o produto até o Tocantins sem pagar impostos.

Por Redação 962
Comentários (0)

01/12/2018 08h57 - Atualizado há 5 anos
Caminhão apreendido com o combustível

Um homem de 45 anos foi preso por armazenar cerca de 3,4 mil litros de gasolina dentro de galões em um caminhão do tipo gaiola e revender o combustível em Arapoema e região, nesta sexta-feira (30). Se condenado, José Erlei Pinheiro da Gama, vulgo ‘Ley’, pode pegar mais de 10 anos de prisão.

Segundo a Polícia Civil, o homem adquiria o combustível no Maranhão e transportava o produto até o Tocantins sem pagar impostos e, por isso, também é investigado pela prática de crimes contra a ordem econômica.

Após a prisão, José Erlei foi autuado em flagrante na sede da delegacia de Arapoema por crime ambiental. No entanto, ele pagou a fiança arbitrada de R$ 4 mil e responderá ao processo em liberdade.

O delegado Marco Aurélio Barbosa alertou a população para o fato de que apenas pessoas jurídicas, no caso, os postos de combustíveis, com as devidas autorizações dos órgãos competentes, podem vender combustíveis, sendo vedado o depósito e o comércio por pessoa física.

O transporte de combustível necessita de veículo e armazenamento adequados e autorização do órgão de controle. Além disso, quem exerce o transporte desse tipo de produto, considerado perigoso e inflamável, deve possuir curso especial, chamado MOPP (Curso de Movimentação de Cargas Perigosas), bem como portar Carteira Nacional de Habilitação da categoria ‘E’.

"Atitudes como a de José Erlei colocam em risco a população do município, porque da forma em que estava armazenada a gasolina e o local, um caminhão no centro da cidade, poderia causar explosão com uma tragédia de grandes proporções", frisou o delegado.

Galões de gasolina

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.