Tocantins

Vereador é condenado à perda do cargo por usar mãe como 'laranja' em contratos

As investigações apontaram que a empresa venceu diversas licitações de 2013 a 2017.

Por Redação 3.907
Comentários (0)

18/10/2018 13h41 - Atualizado há 5 anos
Vereador contratou a empresa em nome da mãe para prestar serviços

A justiça condenou o vereador de Brejinho de Nazaré, Adalberto Rodrigues Ramalho, por contratar uma empresa em nome da mãe, Zenaide Francisca Ramalho, para prestar serviços à Câmara Municipal no período em que foi presidente.

O juiz José Maria Lima, da 2ª Vara Cível de Porto Nacional, entendeu que o ex-presidente praticou ato de improbidade administrativa.

As investigações apontaram que a empresa Ramalho Publicidade e Eventos venceu diversos processos de licitação realizados pelo Município entre os anos de 2013 e 2017.

Ocorre que o vereador era 'sócio oculto' da mãe e a empresa, especializada em publicidade por meio de carro de som, não possuía veículos próprios para realização do serviço.

Para o magistrado, as investigações demonstraram exaustivamente que Zenaide Francisca Ramalho "nada mais é que ‘testa de ferro’ de Adalberto".

Sem dúvida, a conduta dos requeridos, além de ilegal, foi contrária à moralidade pública e ao comportamento esperado dos agentes públicos, que deveriam se pautar pela honestidade, boa fé e eficiência dentro da Administração Pública”, afirmou.

Na sentença, o magistrado determinou a perda da função pública do vereador e o proibiu, juntamente com a mãe, de contratar com o Poder Público, receber benefícios, incentivos fiscais ou creditícios por três anos.

Os direitos políticos de Adalberto e Zenaide ainda foram suspensos durante cinco anos e ambos foram condenados ao pagamento de multa civil consistente em dez vezes o valor da remuneração recebida pelos requeridos.

O magistrado também determinou a devolução integral dos valores recebidos do município através das licitações vencidas pelos dois.

Ex-presidente da Câmara condenado

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.