Novidade

Tocantins cria sistema de emissão de RG pela internet e reduz tempo de espera

Atualmente, quem não reside em Palmas precisa esperar até 60 dias para receber o documento.

Por Redação 12.091
Comentários (0)

06/05/2019 08h48 - Atualizado há 4 anos
Carteira de Identidade

Com a proposta de garantir mais agilidade e rapidez no processo de emissão de carteiras de identidade, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) desenvolveu a Plataforma de Atendimento de Perícia e Identificação (PAPI).

O mecanismo vai promover o agendamento da produção do RG pela internet, num sistema semelhante ao realizado pela Polícia Federal na emissão do passaporte.

Desenvolvido pelos servidores da Tecnologia da Informação do Instituto de Identificação, a plataforma vai facilitar também a emissão de certificados de antecedentes criminais.

Funcionando atualmente de maneira experimental, a previsão é que ainda neste mês de maio o usuário que necessitar emitir o documento poderá realizar todos os trâmites do procedimento pela internet, ficando apenas a coleta de digitais e confirmação dos dados fornecidos pelo usuário online nos núcleos descentralizados de Araguaína, Araguatins, Colinas, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Paraíso, Porto Nacional, e na sede do Instituto, em Palmas. 

Segundo a diretora de Papiloscopia da SSP, Naídes Cesar Silva, atualmente o cidadão tocantinense residente no interior que necessita emitir o RG chega a esperar cerca de 60 dias para receber o documento.

Na capital, o tempo de espera é de 10 dias úteis. “Esperamos que, com a implantação da plataforma, o prazo para a emissão do documento caia pela metade, uma vez que grande parte dos procedimentos, que hoje acontecem manualmente, serão realizados pela internet, pelo próprio usuário”, afirmou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.