'Educativo'

Acidente simulado com 13 vítimas alerta para cuidados no trânsito em Araguaína

A simulação ocorreu na Avenida Cônego João Lima nesta quarta-feira, 22.

Por Redação 2.895
Comentários (0)

23/05/2019 16h52 - Atualizado há 4 anos
A simulação é um alerta para motoristas

Um acidente envolvendo dois carros chamou a atenção de quem passava pela Avenida Cônego João Lima, centro comercial de Araguaína, no final da tarde desta quarta-feira (22).

As vítimas, nove ocupantes dos dois veículos e quatro pedestres gravemente feridos, ajudaram a mostrar as consequências da imprudência no trânsito.
 
Enquanto as equipes do Samu e Corpo de Bombeiros executavam os procedimentos de atendimento às vítimas, a coordenadora do Núcleo de Educação em Urgências (Neu/Samu), Áurea Aldenes, repassava orientações sobre as regras de segurança.

Entre as orientações estavam o uso do cinto de segurança, o respeito ao pedestre e aos limites de velocidade e a atenção enquanto dirige, evitando sobretudo o uso do celular.

Dessa vez, toda a cena foi só uma simulação da Campanha Maio Amarelo, mas o trânsito araguainense registra acidentes diariamente. Em sua maioria, situações que poderiam ser evitadas se todos tomassem os cuidados preventivos básicos.

Hoje foi simulação, mas é algo que pode acontecer com qualquer um de nós se não tivermos consciência da nossa responsabilidade para um trânsito seguro”, ressaltou o diretor de Educação para o Trânsito da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), Claudiel Santos.

A dona de casa Albina Silva, da cidade paraense de Floresta do Araguaia, passava pela avenida e parou para ver e registrar a ação com o celular. “Achei muito interessante e educativo. Seria muito bom se todas as cidades tivessem ações assim”, afirmou.

Profissionais qualificados

Para garantir a qualidade do atendimento às vítimas, os profissionais do Samu passam por constante aperfeiçoamento. Nos últimos dias 4 e 22, toda a equipe participou de uma capacitação teórica que finalizou com a simulação de acidente com múltiplas vítimas.
 
Entre os dias 7 e 9, foi a vez dos enfermeiros e técnicos em enfermagem que trabalham com as Motolâncias participarem do Curso de Pilotagem Rápida e Defensiva, ministrado pela Força Tática Moto, da Polícia Militar (PM).
 
Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento internacional de mobilização e sensibilização por um trânsito seguro. A ação em Araguaína é uma realização da Prefeitura de Araguaína, por meio da ASTT e parceiros: Polícia Rodoviária Federal (PRF); Departamento de Trânsito (Detran/TO); Corpo de Bombeiros; Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu/192); além de instituições, empresas e entidades.

Programação 

Dia 23 (quinta-feira)
18h30 - Palestra educativa (Empresa Tô no Lucro).
 
Dia 27 (segunda-feira)
19h - Palestra educativa para mototaxistas (Cooperativa de Mototaxistas, Bairro São João).
 
Dia 30 (quinta-feira)
7h – Encerramento do Maio Amarelo com blitz educativa (Avenida Filadélfia, próximo ao Quartel do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

(Mara Santos)

Simulação na Cônego João Lima

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.