'Violência autoprovocada'

Automutilação e suicídio entre jovens são debatidos por especialistas no Tocantins

O debate foi realizado em Palmas pelo Grupo de Estudos da Criança e do Adolesce, do MP.

Por Redação 1.112
Comentários (0)

30/05/2019 10h31 - Atualizado há 4 anos
O debate ocorreu em Palmas

O tema 'violência autoprovocada', que tem ganhado visibilidade a partir dos recorrentes casos de automutilação, suicídio e tentativas de suicídio, foi debatido em Palmas nesta quarta-feira (29).

O debate em questão foi promovido pelo Grupo de Estudos da Criança e do Adolescente, instituído pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) com a finalidade de trocar experiências e debater a realidade social das crianças e adolescentes.

Participaram das discussões profissionais das áreas da educação, saúde, assistência social e sociologia, a partir de suas vivências trabalhistas e da leitura prévia do artigo "Nem doente, nem vítima: o atendimento às ‘lesões autoprovocadas’ nas emergências”, texto que aborda as concepções e práticas de profissionais de saúde no atendimento a esse tipo de violência.

A violência autoprovocada tem acometido principalmente adolescentes, na forma de autoflagelações, como as práticas de cortar e arranhar o próprio corpo, ideação suicida e o suicídio.

Segundo foi discutido no encontro, algumas situações de violência interpessoal também poderiam ser caracterizadas como autoprovocadas, nos casos em que a pessoa motiva conflitos com o intuito de ser agredida e se machucar.

A partir da discussão, foi proposta a articulação com o programa Saúde na Escola, do município de Palmas, para dar suporte às escolas, considerando que o problema tem sido recorrente.

Além disso, foi discutida a necessidade das escolas notificarem o Conselho Tutelar sobre os casos, para que este possa requisitar, da rede socioassistencial, o atendimento especializado e para que este atendimento seja prestado com a maior agilidade possível.

O Grupo de Estudos da Criança e do Adolescente foi idealizado pela 21ª Promotoria de Justiça da Capital, não somente para aprofundar as discussões, mas também para aproximar os profissionais que trabalham na área e facilitar uma atuação articulada, segundo explicou a promotora de Justiça Zenaide Aparecida da Silva.

Debate do MP

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.