UHE Lajeado

Após pânico, MPTO deve exigir plano de evacuação e sistema de alerta em hidrelétrica

Centenas de moradores abandonaram suas casas neste domingo (23).

Por Redação 1.241
Comentários (0)

24/06/2019 16h42 - Atualizado há 4 anos
Usina Hidrelétrica de Lajeado

Após boatos nas redes sociais sobre o rompimento da Usina Hidrelétrica de Lajeado provocarem pânico aos moradores de Tocantínia, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) estuda a possibilidade de exigir a instalação de um sistema de alerta com sirenes e estruturação de um plano de evacuação eficaz para o caso real de rompimento ou alguma falha estrutural na barragem.

O pedido, que cumpre regras nacionais e internacionais de segurança em barragens, deveverá ser feito à Investco, companhia responsável pela operacionalização da usina. 

No dia 29 de janeiro deste ano, o promotor de Justiça de Tocantínia, João Edson Souza, instaurou inquérito para verificar se a empresa cumpria as medidas de segurança exigidas.

Notificada, a Investco apresentou como resposta o Plano de Ação de Emergência (PAE), que abrange os municípios de Lajeado e Tocantínia, às margens do rio Tocantins.

Conforme o MPE, foi agendada uma reunião para o próximo dia 08 de julho, onde serão convocados representantes da Investco e da Defesa Civil do Estado para discutir as medidas a serem efetivadas e os fatos ocorridos em decorrência dos boatos. 

A tramitação do Inquérito Civil Público 0843/2019 pode ser acompanhada aqui.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.