Palmas

Procurador-Geral vê 'censura prévia' de Cinthia Ribeiro ao humorista Léo Lins e notifica gestão

O procurador recomendou que o show ocorra no Theatro Fernanda Montenegro, como estava previsto antes da proibição.

Por Redação 790
Comentários (0)

11/07/2019 14h48 - Atualizado há 4 anos
Léo Lins comemora a 20º censura

A novela sobre o polêmico show do humorista Léo Lins, que seria realizado no Theatro Fernanda Montenegro, em Palmas, ganhou mais um capítulo nesta quinta-feira (11).

Desta vez, o Ministério Público de Contas (MPC) recomendou que a gestão da prefeita Cinthia Ribeiro anule a decisão que proibiu a apresentação no theatro. O procurador-geral de Contas, Zailon Miranda Labre Rodrigues, entende que a determinação caracteriza 'censura prévia', o que viola a Constituição Federal.

Conforme o procurador, o Supremo Tribunal Federal entende que a liberdade de expressão encontra-se especialmente protegida e o eventual abuso do exercício do direito deve ser reparado preferencialmente por meio de retificação, direito de resposta ou indenização.

O MPC já encaminhou recomendação à prefeita Cinthia Ribeiro e ao presidente da Fundação Cultural, Giovanni Alessandro Assis Silva.

Segundo o MPC, o não cumprimento da recomendação poderá ocasionar a aplicação de multa e até responsabilização do agente público por possível ato de improbidade administrativa.

Os responsáveis têm 24 horas para informar à Procuradoria-Geral de Contas sobre o cumprimento, ou não, da recomendação, bem como as providências adotadas, e apresentando a documentação comprobatória.

A polêmica

O show de Léo Lins estava previsto para ocorrer no Theatro Fernanda Montenegro, que é um espaço público, nesta sexta-feira (12), mas foi suspenso após o artista comparar Palmas ao inferno e as mulheres da capital a piranhas.

Na mesma gravação, o humorista também faz piadas com a prefeita Cinthia Ribeiro e o governador Mauro Carlesse.

Ao proibir o show no local, a prefeitura o considerou "pejorativo e depreciativo". Após o episódio, Léo Lins mandou um recado para Cintia Ribeiro: “Prefeita, eu nem ia falar de você, mas agora faço questão”, disse.

Antes da manifestação do MPC, a organização do evento afirmou que os ingressos já estavam esgotados e o show iria ocorrer em um espaço privado.

+ Prefeitura de Palmas proíbe show do humorista Léo Lins no Theatro Fernanda Montenegro

+ 'Eu nem ia falar de você, mas agora faço questão', diz humorista para prefeita Cinthia Ribeiro

ASSUNTOS léo lins palmas mpc

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.