Excesso de contrato

MPTO cobra na Justiça que prefeitura publique edital de concurso público em até 30 dias no Tocantins

Segundo o órgão, foi constatado um aumento no quantitativo de servidores contratados de 2017 a 2018.

Por Redação 1.215
Comentários (0)

14/11/2019 15h16 - Atualizado há 4 anos
Ação foi motiva pela Promotoria de Justiça de Novo Acordo

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) ajuizou uma ação contra o município de Lagoa do Tocantins nesta quarta-feira (13) requerendo que a Prefeitura seja obrigada a realizar concurso público para cargos do quadro geral.

O entendimento da Promotoria de Justiça de Novo Acordo é que o município vem burlando o princípio constitucional do concurso público ao manter um número excessivo de servidores sob contratação temporária. Inclusive, foi constatado um aumento no quantitativo de servidores contratados de 2017 a 2018.

A intenção da Promotoria de Justiça de Novo Acordo é que a Justiça obrigue, por meio de liminar, a administração a deflagrar o concurso no prazo máximo de 30 dias, com a publicação de edital contendo cronograma.

O curto prazo é para que haja tempo suficiente para as nomeações, considerando-se que 2020 é ano eleitoral é há período de vedação para o ato.

Caso a Justiça entenda que é cabível a manutenção dos contratos temporários, a Promotoria de Justiça solicita que as contratações sejam precedidas de um processo seletivo simplificado, que conte com critérios objetivos e promova a seleção dos candidatos resguardando os princípios constitucionais da isonomia, impessoalidade e moralidade administrativa.

A ação foi proposta pela promotora de Justiça Renata Castro Rampanelli Cisi, da Comarca de Novo Acordo.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.