Evitar aglomerações

Cerca de 40 municípios do Tocantins já cancelaram temporadas de praia devido à pandemia

Possível pico da pandemia no Tocantins poderá ser entre os meses de junho e julho

Por Redação 3.499
Comentários (0)

19/05/2020 11h04 - Atualizado há 3 anos
Conforme a ATM, todos os municípios devem cancelar suas temporadas de praia

Cerca de 40 municípios não promoverão temporadas de praia e carnavais fora de época em 2020 por conta da pandemia de coronavírus. O levantamento foi feito pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

Esses atrativos turísticos são comumente realizados entre os meses de junho e julho, justamente o período em que as autoridades sanitárias do Tocantins presumem que ocorrerá o pico de contaminação da doença no Estado.

Muitos gestores estão preocupados com a pandemia e os riscos que essas atividades poderiam ocasionar à saúde pública. “Os prefeitos e as prefeitas sentem que o momento não é propício nem recomendado para realizarem praias e festas populares, até porque os poucos recursos que dispõem os Municípios estão sendo remanejados para o enfrentamento da pandemia”, disse o presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano.

Canceladas

O próprio município de Pedro Afonso não realizará a tradicional Praia Sono, como é conhecida a temporada. Ainda na região centro-norte, o município de Itacajá cancelou suas atrações praianas, dentre elas o Rally das Águas.

Também foram canceladas as temporadas da Praia do Escapole, em Araguanã; a Praia da Gaivota, em Araguacema; Praia da Ilha, em Caseara, e a Praia da Tartaruga, em Peixe. Lista completa abaixo.

Tempo e dinheiro

Os prefeitos alegam falta de tempo e recursos ocasionados pela pandemia. “Temporadas de praias exigem tempo para a organização e já deveríamos estar em preparação, retirando licenciamento e captando recursos. A grande maioria dessas temporadas é custeada por emendas, nas quais sabemos que estão sendo remanejadas para a saúde do Estado e dos Municípios, destinadas ao enfrentamento da pandemia”, disse o prefeito de Peixe, Zé Augusto.

O Tocantins possui cerca de 70 municípios aptos a realizarem temporada de praia. A maioria possui praias na categoria temporária, e uma minoria permanente. “Apesar de termos identificado cerca de 40 municípios, nossa previsão é que todos não terão condições de promoverem temporadas de praias diante da pandemia no novo coronavírus”, disse o presidente da ATM.

Carnavais fora de época

Ainda no mês de julho são realizados os tradicionais carnavais fora de época no Tocantins. A grande maioria já foi oficialmente cancelada, dentre eles o Miracaxi e Carnaxam,, realizados em Miracema e Xambioá, respectivamente. A ATM acredita que possivelmente também serão cancelados o CarnaToca e o NazaFoilia, em Tocantínia e Nazaré do Tocantins, respectivamente.

Municípios identificados

1.    Aliança

2.    Aragominas

3.    Araguacema

4.    Araguanã

5.    Araguatins

6.    Arapoema

7.    Brejinho de Nazaré

8.    Caseara

9.    Goiatins

10. Itacaja

11. Itaguatins

12. Juarina

13. Lagoa da Confusão

14. Lajeado

15. Marianopolis

16. Maurilandia

17. Miracema

18. Palmeirante

19. Palmeiras

20. Paranã

21. Pedro Afonso

22. Peixe

23. Ponte Alta do Bom Jesus

24. Ponte Alta do Tocantins

25. Rio dos Bois

26. Rio Sono

27. Sampaio

28. Sandolandia

29. Santa Rosa

30. Santa Tereza

31. São Félix

32. São Miguel

33. São Salvador

34. São Sebastião

35. Sao Valerio

36. Talisma

37. Tupirama

38. Tupiratins

39. Xambioa

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.