Luto

Pioneira na educação do Tocantins, professora Beth Toledo falece aos 62 anos de idade

Ela atuava na Unitins e pertencia ao quadro efetivo da Seduc desde 1992.

Por Redação 5.914
Comentários (0)

26/06/2020 10h26 - Atualizado há 3 anos
Professora Beth Toledo

Pioneira na educação do Tocantins, a professora Maria Elizabeth Lopes Toledo faleceu aos 62 anos de idade nesta sexta-feira, 26 de junho.

O AF Notícias apurou que a professora Beth Toledo, como era carinhosamente conhecida, lutava contra um tumor renal e faleceu vítima de complicações decorrentes do tratamento.

Servidora de carreira da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), ela atuava como diretora de ensino da Universidade - uma das principais Diretorias da instituição, e também era professora do curso de serviço social e da pós-graduação em educação, sociedade e violência.

Beth Toledo iniciou o vínculo com a Unitins ainda em 2001 e nesses quase 20 anos ocupou diferentes cargos na instituição, nunca tendo deixado de exercer a docência.

A professora também pertencia ao quadro efetivo da Seduc desde 1992 e atualmente lecionava na Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, em Palmas.

Em nota de pesar, a Unitins afirmou que a força de vontade e a dedicação ao trabalho, a elegância ao falar e se vestir, a vivacidade e profissionalismo foram marcas da professora que cativaram a comunidade acadêmica.

“Beth Toledo deixa um legado do poder transformador da Educação e da importância da amizade, o afeto”, afirmou a universidade.

O velório acontecerá no Centro Social Padre Alcides, localizado na quadra 308 Sul, Alameda 4, a partir das 10h30. A família pede a todos que forem ao local de velório que se atentem à obrigatoriedade do uso de máscara, respeito ao distanciamento e compreensão quanto ao tempo de permanência para que todos tenham a oportunidade de se despedir.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, e a vice-reitora, Darlene Castro, decretaram luto oficial de 3 dias na universidade.

Governador lamenta 

Também em nota, o governador Mauro Carlesse disse que recebeu "com muito pesar" a notícia do falecimento da professora e acrescentou que ela era apaixonada pela docência.

"Nesse momento de pesar, suplico ao nosso eterno e bondoso Deus, que console os corações de seus familiares, alunos e amigos que, certamente, sentem a partida da professora Beth Toledo", afirmou. 

NOTAS DE PESAR

"Foi com profundo pesar que fui informado do falecimento da professora Maria Elizabeth Lopes Toledo, Beth Toledo, ocorrido nesta sexta-feira, 26.

Servidora estadual da Seduc e da Unitins, a amiga e professora Beth Toledo contribuiu com a formação profissional em diversos cursos da Polícia Militar na cidade de Palmas, ao longo dos anos, deixando como sua marca o poder da comunicação com classe e elegância para transmissão do conhecimento.

Rogamos a Deus para que conforte o coração de amigos e familiares neste momento de imensa dor e tristeza.

Jaizon Veras Barbosa | Comandante-Geral da PMTO"    

__________________________________

"Foi com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento da professora Elizabeth Maria Lopes Tolêdo. Com quase 30 anos dedicados à educação tocantinense, a professora Beth Tolêdo, como era conhecida, foi pioneira na educação do Estado do Tocantins e fazia parte do quadro da educação desde 1992.

Na educação básica, atuou como diretora escolar no Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday, em Palmas. Fazia parte do Fórum Estadual de Educação (FEE-TO), além de atuar como avaliadora do ensino superior no Conselho Estadual de Educação (CEE-TO).

Pedagoga e mestre em Educação, Elisabeth era também servidora de carreira da Universidade do Tocantins (Unitins), onde atuava como diretora de Ensino e ajudou na formação de centenas de professores que, posteriormente, vieram a trabalhar na educação de crianças, jovens e adultos.

Por sua conduta ilibada e atuação brilhante nessas quase três décadas de educação, registramos aqui nossos mais profundos sentimentos pela partida de uma pessoa que tanto contribuiu com o nosso Estado. A todos os familiares, amigos e colegas de trabalho, nossa solidariedade e o desejo que a professora Beth seja recebida nos braços de Deus Pai.

Adriana da Costa Pereira Aguiar | Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes"

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.