Jalapão

Governo cancela reabertura do principal atrativo turístico do Tocantins por tempo indeterminado

A reabertura estava prevista para o próximo domingo (19).

Por Redação
Comentários (0)

14/07/2020 11h18 - Atualizado há 3 anos
Jalapão é um atrativo turístico reconhecido internacionalmente

O Governo do Tocantins decidiu adiar, por tempo indeterminado, a reabertura do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) para visitação turística. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (13) pelo presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo (Adetuc), Tom Lyra, e pelo secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini.

Conforme o secretário Tom Lyra, a medida foi tomada com base na manifestação contrária dos prefeitos de Ponte Alta, Mateiros e São Félix, que compõe a região do Jalapão, pela não reabertura do local para visitações turísticas.

“Recebemos a notícia de que os prefeitos não suspenderão os seus decretos para acompanhar o decreto de reabertura do Parque Estadual do Jalapão do Governo do Tocantins, a partir do dia 19 de julho de 2020”, informou.

Segundo o secretário, o Governo do Tocantins só voltará a tratar deste assunto novamente quando “os quadros da Covid-19 apontarem para uma maior segurança com protocolos adequados”.

“Discutimos hoje [segunda-feira] e vimos que a saúde sanitária neste momento é mais importante”, acrescentou o secretário da Saúde, Edgar Tollini.

Entenda

O Governo do Tocantins estava discutindo a reabertura do Parque Estadual do Jalapão com os municípios da região e também com o trade turístico. Para a reabertura do parque, uma série de protocolos de segurança deveriam ser obedecidos, além da instalação de barreiras sanitárias, e ainda, o treinamento dos profissionais ligados ao setor sobre a implementação dos protocolos.

A proposta inicial era que os atrativos do parque – Cachoeira da Velha/Prainha, Dunas e Serra dos Espírito Santo – poderiam ser reabertos aos turistas a partir do dia 19 de julho (próximo domingo). 

Em março, logo após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar pandemia do novo coronavírus, o governador Mauro Carlesse editou um decreto no qual suspendeu, por tempo indeterminado, as visitas aos parques estaduais do Jalapão; do Cantão; e de Lajeado, além do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas, que são administrados pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Na ocasião, a determinação considerou a recomendação do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em reduzir o contato social para evitar a proliferação do vírus, uma vez que os locais recebem turistas advindos de muitas regiões do país com foco avançado de proliferação do Covid–19 e até mesmo de fora do Brasil.

Situação da pandemia nos municípios

De acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado pela SES nessa segunda-feira (13), dos três municípios citados, apenas o de Ponte Alta possui [15] casos registrados de pessoas infectadas pela Covid-19. Em Mateiros e São Félix não há registros de pacientes com o novo Coronavírus.

Ainda conforme o Boletim Epidemiológico, não houve registro de nenhum óbito nos três municípios que compõem a região do Jalapão.

Belezas do Jalapão podem ser exploradas até de bicicleta
Cachoeira no Jalapão
Parque Estadual do Jalapão

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.