Pandemia

Em vídeo, governador Carlesse faz apelo à população para evitar colapso na saúde pública

A ocupação de leitos de UTI-Covid no maior hospital do Estado chegou a 95% nesta quarta-feira (29).

Por AF Notícias 876
Comentários (0)

30/07/2020 08h48 - Atualizado há 3 anos
Governador pediu a colaboração da população jovem para evitar o avanço dos casos

Diante do aumento considerável de casos da Covid-19 no Tocantins nos últimos 15 dias, o governador Mauro Carlesse (DEM) veio a público solicitar a colaboração da população para tentar controlar a proliferação do vírus no estado.

Em comunicado oficial, divulgado na noite desta quarta-feira (29), o gestor pediu à população que respeite as regras de distanciamento social e reforçe as medidas adotadas pelo Governo para enfrentamento da pandemia.

“Nós temos investido muito na saúde, temos investido em hospitais e em pessoas para poder conter essa pandemia. Temos que manter o afastamento, o uso de máscaras e álcool em gel, pois só assim poderemos manter o equilíbrio dos contaminados”, disse o governador.

APELO

Com um tom de preocupação, Carlesse alertou para o risco de colapso no sistema de saúde e pediu a colaboração da população jovem.

“Nós temos um limite de leitos de UTI´s para poder atender essas pessoas que uma hora podem precisar. Temos que estar preparados para poder atendê-los. Neste momento, venho pedir encarecidamente aos jovens e as pessoas que talvez não tenham o risco de contaminação: o Estado do Tocantins ainda está no equilíbrio, depende de nós, depende de vocês e respeitar esse momento difícil", alerta.

VÍDEO

Vídeo

CURVA

No dia 15 de julho, o Estado contabilizava 16.031 casos de Covid-19, com 10.049 pacientes recuperados, 5.711 pessoas em isolamento, 271 óbitos e 191 pacientes hospitalizadas. Destes, 118 estavam internados em leitos públicos e 73 em leitos da rede privada. Na rede pública eram 76 internações em leitos clínicos e 42 pacientes em leitos de UTI-Covid. Já na rede privada 41 pessoas estavam em leitos clínicos e 32 na UTI.

No boletim desta quarta-feira (29), o número de casos confirmados da doença subiu para 23.517. Um aumento de 46,6% em menos de 15 dias. Apesar de o número de pacientes recuperados ter tido um aumento considerável, de 43,5%,o índice de novos óbitos e de pacientes internados, especialmente em leitos de UTI-Covid, acendeu o alerta.

Nesta quarta, o boletim da SES contabilizava 258 pacientes hospitalizados, ou seja, um aumento de mais de 35%. Se analisados os casos de pacientes internados em leitos de UTI, esse aumento foi de mais de 50%.

No dia 15 de julho, 74 pacientes estavam hospitalizados em leitos de UTI-Covid em todo Estado. Já o último boletim revelou que 60 leitos de UTI estavam ocupados só na rede pública e 52 na rede privada. O número de óbitos também teve uma alta considerável de mais de 34% (de 271 registros no dia 15, para 364 no dia 29).

RISCO DE COLAPSO

O painel Integra Saúde, da SES, indicava na manhã dessa quarta-feira (29), que no Hospital Geral de Palmas (HGP), maior unidade da rede pública de saúde do Estado e referência em tratamento da Covid-19, a situação era extremamente preocupante.

Dos 20 leitos de UTI-Covid instalados na unidade, apenas três estavam disponíveis. Uma taxa de ocupação era de 85%. A situação estava ainda pior em relação aos leitos clínicos, com 95% de ocupação e apenas uma vaga disponível.

NOVOS LEITOS

Em reunião virtual realizada nesta quarta-feira (29)  com o Comitê de Crise para Prevenção à Covid-19, o secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, informou que está prevista para a próxima semana a liberação de mais 60 leitos clínicos e 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva [UTI] no Hospital Oncológico de Palmas.

“Trata-se de um hospital pronto e equipado, que dará assistência para a macrorregião do Cantão e a região metropolitana da Capital. Atualmente, o Tocantins dispõe de 45 leitos de UTI e vamos chegar a 85 com mais 10 leitos que vamos ampliar em Augustinópolis; 10 leitos no Instituto Sinai, em Araguaína; e outros 10 que estamos trabalhando para implantar em Gurupi. Continuamos enfrentando dificuldades, mas em Brasília escutamos do ministro da Saúde que o trabalho que tem sido feito pelo Governo do Tocantins e por este Comitê é de destaque”, afirmou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.