Reinfecção

Tocantins registra 1º caso de reinfecção pela covid-19; paciente teve a doença em junho

O paciente tem 53 anos e está internado.

Por Redação 10.592
Comentários (0)

05/09/2020 10h31 - Atualizado há 3 anos
Paciente internado

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Rosalândia, na região central do Tocantins, confirmou o primeiro caso reinfecção do novo coronavírus (covid-19) no município nesta sexta-feira (4).

Esse é o primeiro caso de possível reinfecção confirmado oficialmente no Estado, apesar de as Secretarias de Saúde do Estado e Município divergirem sobre essa possibilidade. 

Em comunicado, a Secretaria Municipal disse que o paciente tem 53 anos e foi infectado pela covid-19 pela primeira vez em junho, de forma leve. Ele se recuperou da doença, mas voltou a se infectar em setembro, agora de modo mais intenso.

Dessa vez, o paciente precisou de internação e está em leito clínico no Hospital Estadual de Combate ao Coronavírus, em Palmas.

No comunicado, a secretaria ainda tenta conscientizar as pessoas para que continuem se prevenindo e seguindo as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, mesmo aqueles que já tenham testado positivo para a doença e se recuperado. "A reinfecção é real e pode ser mais severa", diz.

DADOS DO TOCANTINS

O Tocantins possui 54.013 casos confirmados da doença, 36.358 recuperados e 730 óbitos, segundo dados divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) até a manhã deste sábado (5).

SECRETARIA ESTADUAL NÃO CONFIRMA

Apesar da reinfecção ser confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Nova Rosalândia, a Secretaria de Estado disse que não tem registro de casos de reinfecção pela covid-19 no Tocantins, como também ainda não há comprovação científica da possibilidade de reinfecção no país. 

"A SES e o Ministério da Saúde estão acompanhando todas as pesquisas relacionadas ao novo Coronavírus e por enquanto não temos registros oficiais desta possibilidade", disse em nota.

"Com relação ao caso de Nova Rosalândia a SES esclarece que não recebeu nenhuma notificação oficial deste caso, mas a equipe de vigilância epidemiológica irá investigar a situação", finaliza a nota.   

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.