Câncer

Médica explica sintomas para diagnóstico precoce de câncer em crianças e tipos mais comuns

Cada tipo de câncer tem o seu tratamento específico que deve ser avaliado pelo oncopediatra. 

Por Redação 907
Comentários (0)

07/09/2020 09h21 - Atualizado há 3 anos
Criança

O câncer infantojuvenil representa a principal causa de óbito para pessoas de 05 a 19 anos no Brasil. Entretanto, tem altas chances de cura se houver um diagnóstico precoce, com um tratamento rápido e eficaz.

Sinais para diagnóstico precoce

A oncopediatra Maria Tereza Albuquerque destaca alguns dos sintomas, por exemplo, na leucemia: febre prolongada associada a distensão abdominal, sangramento espontâneo por nariz e boca, “ínguas” pelo corpo, além de outros indicadores.

“Ínguas no pescoço, na virilha ou nas axilas, hematoma que não esteja relacionado a um trauma, dores de cabeça com frequência associada a vômitos, alteração de marcha, aumento do volume abdominal com presença de massa são alguns dos outros sintomas”, completa.

Na presença de qualquer um desses sintomas, os responsáveis devem buscar orientação médica.

Tipos de câncer mais comuns

“O câncer infanto-juvenil engloba vários tipos de câncer. Os mais comuns são: leucemia, tumor sistema nervoso central e linfoma. Dependendo da patologia, o tratamento vai envolver quimioterapia, radioterapia ou cirurgia. É algo muito específico de cada caso. Por isso, nós destacamos a importância de levar a criança ao médico o mais cedo possível para uma avaliação e o diagnóstico precoce”, conclui a médica Maria Tereza.

Cada tipo de câncer tem o seu tratamento específico que deve ser avaliado pelo oncopediatra. 

Por que Setembro Dourado?

O setembro dourado foi criado para alertar profissionais da saúde, pais, educadores e sociedade em geral sobre a importância de se atentar aos sinais e sintomas sugestivos do câncer infantojuvenil, contribuindo com a sua detecção e tratamento precoces. 

O período também é para reivindicar os devidos investimentos na assistência a esses pacientes que “valem ouro”, por isso o dourado foi a cor escolhida. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.