Palmas

Helicóptero combate incêndio e evita destruição de casas e pousadas na região de Taquaruçu

A aeronave poderá ser empregada no combate ao fogo novamente nos próximos dias.

Por Redação
Comentários (0)

08/09/2020 08h38 - Atualizado há 3 anos
Incêndio visto dentro do helicóptero

O helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) participou de forma ativa do combate aos focos de incêndios que atingem a região do Distrito de Taquaruçu, em Palmas, ao longo de toda essa segunda-feira (7), em apoio à Defesa Civil do Estado, Exército Brasileiro e ao Corpo de Bombeiros. A aeronave lançou cerca de 14 mil litros de água.

Já nas primeiras do dia, a equipe multimissão que opera o helicóptero 'Tocantins 01' foi acionada pela Defesa Civil Estadual para prestar apoio operacional no combate a incêndios florestais que assolam a vegetação do Distrito e entorno.

Dessa forma, a aeronave partiu para o local da operação e, inicialmente, realizou voos de monitoramento com gestores integrantes do Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro para mapear os pontos onde ocorriam os principais focos de incêndio e também definir, em conjunto com as demais forças de segurança, a melhor estratégia que seria utilizada no enfrentamento às chamas.

Logo após, em apoio às equipes de solo, compostas por homens do Corpo de Bombeiros Militar, Exército Brasileiro, bem como brigadistas da Defesa Civil, o helicóptero passou a efetuar lançamentos de água com o helibalde, que lança aproximadamente 450 litros por vez.

Foram efetuados 14 lançamentos somente na parte da manhã e no período da tarde, mais 17, totalizando 31 lançamentos de água, em diferentes focos na região da serra de Taquaruçu. O fogo já ameaçava destruir propriedades rurais, residências e pousadas da região.

Durante várias horas, os integrantes da unidade aérea combateram os focos de incêndio e atuaram para minimizar os efeitos do fogo que já consumiu uma grande área de vegetação, causando grandes perdas e colocando em risco a flora e a fauna presentes no local. Na ação desta segunda-feira, a atuação do Ciopaer foi de fundamental importância para impedir que o fogo atingisse casas, comércios e demais instalações existentes nas imediações.

As ações de combate e prevenção aos incêndios florestais continuam a serem executadas pelas equipes de solo. A aeronave poderá ser novamente empregada para auxiliar no combate ao fogo nos próximos dias.

Vegetação em chamas
Incêndios atingem região de Taquaruçu

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.