Pesca está proibida

Operação contra pesca ilegal apreende peixes, 2.450 metros de redes e revólver no Tocantins

Ação foi nas regiões norte, sul e central do Estado no fim de janeiro.

Por Redação
Comentários (0)

01/02/2021 16h28 - Atualizado há 3 anos
Peixes apreendidos em canoa

Uma operação de fiscalização apreendeu 25 kg de peixes, uma canoa de madeira, caixas de isopor, um revólver calibre 38 e 2.450 metros de redes de pesca de vários tamanhos de malha, além de outros apetrechos de pesca, como molinetes, pindas e espinheis entre os dias 28 e 31 de janeiro.

Os peixes foram doados ao Centro de Convivência do Idoso Pedro Pires da Costa, em Miracema, e os materiais levados para o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).

A operação, que consistiu em blitze e abordagens a embarcações e veículos, foi realizada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em parceria com o BPMA e Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas regiões norte, sul e central do Estado com objetivo de coibir a prática de pesca predatória nos cursos de água durante o período de piracema, quando fica proibida qualquer modalidade de pesca em todo o território tocantinense.

O gerente de Fiscalização Ambiental do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, alerta que serão implementadas nos próximos dias outras operações integradas visando evitar a prática da pesca durante a piracema e garantindo a observância do período de defeso.

“O período de defeso é uma medida necessária, cujo objetivo é a proteção dos fenômenos migratórios, comumente ligados ao período de desova e de reprodução dos peixes, por isso é tão importante que a população não pesque e denuncie qualquer atividade de pesca até o final deste mês”, reforça o gerente.

Piracema

 A piracema ou defeso teve início no dia 1º de novembro e vai até o dia 28 deste mês. Durante esse período, fica proibida a pesca em todas as suas modalidades, nos rios, lagos ou qualquer outro curso hídrico no Tocantins, inclusive a promoção de campeonatos ou torneios de pesca. A exceção é o pirarucu (Arapaima gigas), cujo período de defeso na bacia hidrográfica dos rios Araguaia-Tocantins vai de 1º de outubro a 31 de março.

 Linha Verde 

Qualquer cidadão pode fazer denúncias de crimes ambientais de forma anônima e gratuita utilizando os canais do Naturatins. Basta acessar o site naturatins.to.gov.br  e clicar em Linha Verde ou também ligar para o número 08000-63-1155. O sigilo do denunciante é garantido, mas é necessário que seja fornecida a localização e o tipo de ocorrência.

Operação foi feita pelo Naturatins e parceiros
Rede sendo retirada da água
Operação ocorreu no fim de janeiro

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.