Previsão do tempo

Tocantins tem previsão de tempestades devido à Zona de Convergência do Atlântico Sul

Por vezes, são chuvas com características de tempestades.

Por Redação 2.117
Comentários (0)

10/03/2021 08h24 - Atualizado há 3 anos
Chuva em Araguaína

Três avisos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) com indicação de chuvas intensas, rajadas de vento e de perigo potencial para o Tocantins continuam até a manhã desta quarta-feira (10).

O professor e meteorologista do Núcleo de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet/RH) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), José Luiz Cabral Júnior, explica que a semana será chuvosa em todo o Estado, cabendo à população tomar os devidos cuidados que o período requer.

Nos avisos, a previsão é de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h).

Cabral explica que o Estado ainda está sob influência da zona de convergência do atlântico sul, um fenômeno meteorológico transitório, e esse tem se mantido muito ativo nos últimos dois meses.

"Quando da atuação desse fenômeno, ele mantém as áreas de instabilidade sobre o Tocantins e, por muitas das vezes, são chuvas com características de tempestades, com a incidência de raios e trovões, e muita chuva em um pouco intervalo de tempo. Então, é uma característica do Estado do Tocantins", afirma. Ele também acrescenta: “O Inmet coloca alertas ao longo desse período chuvoso, mas que é algo muito recorrente no Tocantins. O fato de termos grandes chuvas é nosso dia a dia".

O fato de ser comum, não significa que não mereça cuidados, pontua o professor. "Requer cuidados, principalmente, devido à incidência de descargas elétricas, e também pelo grande volume de água, que, por muitas vezes, inviabiliza a passagem por nossas rodovias", alerta.

No Tocantins, o clima que predomina é o tropical, e esse apresenta duas estações bem definidas, uma seca e uma chuvosa. A primeira vai de maio a outubro, enquanto a chuvosa, de novembro a abril.

O Nemet/RH desenvolve trabalhos de monitoramento climatológico e disponibiliza à sociedade, via internet, a previsão do tempo para os sete dias da semana para todos os 139 municípios do Tocantins e a previsão do clima para três meses de todas as regiões do Tocantins. Veja aqui.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.