Araguaína

Em vídeo, prefeito diz ser contra lockdown, mas justifica decreto: 'situação é gravíssima'

Cidade ficará totalmente fechada durante cinco dias.

Por Conteúdo AF Notícias 1.371
Comentários (0)

01/06/2021 14h47 - Atualizado há 2 anos
Prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (SD), afirmou que a 'situação é gravíssima' em relação à covid-19 na cidade e comentou sobre o lockdown em um vídeo divulgado nas redes sociais nesta terça-feira, 1º de junho.

"Araguainenses, apesar dos nossos esforços na prevenção e vacinação, a covid-19 avança rápido em Araguaína. Nossas unidades de saúde ultrapassaram o limite. Não temos mais leitos clínicos e UTI [vazios]. A situação é gravíssima", diz o gestor.

Durante a gravação, o prefeito afirma ser contra o lockdown, como já havia declarado anteriormente em entrevista ao AF Notícias. “Uma situação que sou contra, mas não nos restou outra alternativa”, frisa.

Wagner ressalta que as “medidas são extremas, mas vão ajudar a salvar vidas”. E completa: “Com fé em Deus, determinação, trabalho e a sua colaboração, vamos vencer a covid-19”.

ASSISTA AO VÍDEO 

O LOCKDWON 

O lockdwn em Araguaína começará na próxima quinta-feira (3) e seguirá até a segunda-feira (7).

Com o novo decreto n° 041/21, fica proibida a circulação de pessoas pelas ruas da cidade, com exceção dos casos de força maior, além de proibida a reunião de pessoas da mesma família que não morem na mesma residência, incluindo também qualquer visita em casas e prédios onde não se resida.

As novas regras também proíbem a entrada e a saída da região metropolitana da cidade, com exceção das atividades essenciais que incluem o transporte de cargas, deslocamento para sedes ou casas rurais próprias e atendimento médico, devidamente comprovados.

AGLOMERAÇÕES

Estarão proibidas também, neste período, as aulas presenciais em instituições públicas e particulares de ensino, como também qualquer evento que possa causar aglomerações tanto em áreas públicas, quanto privadas das zonas urbana e rural da cidade, como shows, atividades culturais e confraternizações. A venda de bebidas alcoólicas na cidade também estará vedada, assim como produtos que não sejam considerados essenciais.

Missas e cultos em templos religiosos ficarão suspensos, sendo permitida apenas a celebração e a transmissão virtual, sem a presença de fiéis. Durante o período de vigência do decreto, também foi determinada a suspensão dos serviços de transporte público coletivo.

As regras de restrição também valem para o atendimento ao público em casas lotéricas, estabelecimentos bancários, comerciais incluindo bares e restaurantes, além de serviços como escritórios de contabilidade e cartórios. O atendimento ao público ficará suspenso também nas secretarias municipais, com exceção daqueles de caráter essencial ao combate à covid-19.

As vendas remotas que utilizam aplicativo ou por meio do telefone continuarão podendo ser efetuadas com serviço de delivery. Restaurantes e lanchonetes em postos de combustíveis e serviços às margens da BR-153 poderão funcionar desde que mantenham o afastamento de 2 metros entre as mesas e máximo de 4 pessoas por mesa.

Algumas atividades continuam liberadas para atendimento de emergência, como as clínicas, consultórios odontológicos e clínicas veterinárias. Já os laboratórios, farmácias e funerárias seguem liberados desde que obedeçam às medidas de segurança estabelecidas no decreto.

Quanto aos supermercados, açougues e centros de abastecimento de alimentos da cidade, ficará permitido o funcionamento com restrição de entrada no local para apenas um membro do grupo familiar e proibida a venda de bebida alcoólica.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.