A partir de 4 de julho

Energia tem reajuste médio de 4% no Tocantins e custo da bandeira vermelha salta 52%

O Brasil vive a pior crise hídrica dos últimos 91 anos.

Por Redação 819
Comentários (0)

29/06/2021 14h39 - Atualizado há 2 anos
Conta de luz da Energisa ficará mais cara a partir de domingo (4)

A conta de luz terá um reajuste médio de 4,04% para os consumidores dos 139 municípios do Tocantins a partir deste domingo (4 de julho), como antecipado pelo portal AF Notícias. O aumento da tarifa cobrada pela Energisa foi aprovado  pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira (29/06).

A concessionária atende 624 mil unidades consumidoras em todo o estado.

Para os consumidores residenciais o reajuste será de 3,04%. Já para os clientes de alta e média tensão, a exemplo da indústria, o aumento será de 5,10%.

BANDEIRA VERMELHA

Além do aumento da tarifa da Energisa, o consumidor brasileiro pagará ainda mais caro em razão do aumento de 52% no valor da bandeira vermelha no patamar 2.

O valor que será cobrado nesse período de estiagem saltou de R$ 6,243 para R$ 9,49 a cada 100 quilowatts-hora consumidos. O reajuste passa a valer já nas medições realizadas no mês de julho e deve persistir até o mês de novembro, conforme as expectativas da Aneel.

Segundo o Governo Federal, o Brasil vive a pior crise hídrica dos últimos 91 anos.

COMO ECONOMIZAR ENERGIA

Nos próximos meses, o clima tende a ficar mais quente no estado, e com isso o uso de ventiladores e ar condicionados, além de outros hábitos passam a ser mais frequentes. Então, confira algumas dicas de como usar energia sem pesar no bolso:

  • Use ar-condicionado na temperatura 23º, assim você mantém o ambiente confortável sem exagero. Lembre-se de ligar apenas quando for ficar no ambiente e desligue ao sair;

  • Não deixe ventilador ligado na sala, por exemplo, se não houver ninguém no ambiente;

  • Evite lâmpadas acesas durante o dia. Aproveite ao máximo a luz do dia mantendo as janelas abertas, assim você mantém a casa arejada e ainda economiza;

  • Junte roupas para lavar de uma única só vez na semana, respeitando o limite de peso da máquina de lavar. E ao usar o ferro de passar, se programe para que seja semanalmente, assim você evita o reaquecimento do aparelho e economiza energia.

  • Ao comprar lâmpadas, opte sempre por LED, elas são mais econômicas e eficientes que as fluorescentes e incandescente.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.