Resposta

Saúde desmente Laurez sobre 250 mil doses estocadas: 'ex-prefeito desconhece o processo'

Político afirmou que 250 mil doses estariam paradas no estoque.

Por Joselita Matos
Comentários (0)

30/06/2021 09h31 - Atualizado há 2 anos
Secretário da Saúde, Edgar Tollini

A Secretaria da Saúde  do Tocantins (SES) negou que 250 mil doses de vacinas contra a covid-19 estejam estocadas, sem aplicação, na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEADI).

A informação havia sido divulgada nas redes sociais pelo ex-prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, que é pré-candidato ao Governo do Estado. 

Em nota, a Saúde disse lamentar que um ex-prefeito e ex-deputado desconheça o processo de imunização da população. A secretaria explicou que é responsável por receber as doses de vacinas do Ministério da Saúde (MS) e distribuí-las, de forma célere, aos 139 municípios tocantinenses. 

Quantidade recebidas

De 18 de janeiro até 25 de junho de 2021, o Tocantins recebeu do Ministério o total de 815.570 doses de imunizantes contra a Covid-19, sendo 383.300 da AstraZeneca; 344.800 da CoronaVac; 77.220 da Pfizer e 10.250 da Janssen.

Ainda segundo a nota, a Secretaria já entregou 714.516 doses aos 139 municípios tocantinenses e tem programado para esta quarta-feira, 30 de junho, a entrega de mais 78.455 doses, totalizando assim, 792.971 distribuídas.

Desta forma, a SES esclarece que ficarão em estoque [apenas] 22.599 doses, referentes a D2 e serão distribuídas aos municípios em tempo hábil e oportuno para a aplicação e fechamento do esquema vacinal”, explicou.

Vacinas distribuídas aos municípios

Continuando as informações, a nota ressalta que pelos dados do Vacinômetro, cerca de 139.884 doses estão nos municípios, para aplicação e atendimento aos grupos prioritários, seguindo o intervalo vacinal preconizado para cada imunobiológico. “Assim sendo, resta demonstrado que a estratégia de distribuição adotada pela Secretaria de Estado da Saúde não está comprometendo a disponibilidade de vacinas nos municípios”, esclareceu.

A Secretaria lamentou a atitude de Moreira. “Por fim, a SES lamenta que um ex-prefeito e ex-deputado desconheça o processo de imunização da população a qual representou por tantos anos, bem como o fato da responsabilidade da aplicação das vacinas caber aos municípios”, destacou.

Finalizando a nota, a Secretaria colocou-se à disposição do ex-prefeito caso esteja interessado em conhecer o processo de armazenamento e a logística da Central de Distribuição, “enfatizando que é necessário o prévio agendamento, visando não comprometer a organização do processo de trabalho. O convite é estendido aos órgãos de controle, veículos de imprensa, Assembleia Legislativa e outras instituições interessadas”.

Comentários nas redes sociais

O ex-prefeito Laurez Moreira postou em suas redes sociais comentários afirmando que o Estado era inoperante com relação à distribuição das vacinas contra a Covid-10. Segundo Moreira, “o Governo do Tocantins tem mais de 250 mil doses de vacina contra a Covid paradas, que forma aplicadas ainda. Essa é a mais cruel demonstração da incompetência do Governo. 250 mil doses que poderiam estar salvando vidas mas estão paradas por causa da inoperância do Estado.”

Governo rebate acusações de Laurez Moreira sobre vacinas

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.