Luto

Procurador do Ministério Público de Contas morre aos 51 anos; TCE/TO decreta luto

Márcio Brito havia tomado posse como procurador em dezembro de 2001.

Por Redação 1.265
Comentários (0)

10/08/2021 19h37 - Atualizado há 2 anos
Ele procurador do Tribunal de Contas do Estado (TCE)

O procurador do Ministério Público de Contas (MPC-TO), Márcio Ferreira Brito, 51 anos, faleceu nesta terça-feira (10/8) no Hospital da Unimed, em Palmas, em decorrência de problemas cardíacos.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Napoleão de Souza Luz Sobrinho, lamentou o falecimento prematuro do procurador e decretou luto oficial de três dias. A bandeira do tribunal ficará hasteada a meio-mastro. O governador Mauro Carlesse também manifestou suas condolências.

O velório acontecerá no hall do prédio Sede do Tribunal de Contas, após as 19 horas. Os protocolos de saúde pública serão seguidos por causa da pandemia do vírus da Covid-19. O horário do sepultamento ainda não foi definido pelos familiares.

Trajetória

Atuante na advocacia desde 1995, Márcio Ferreira Brito tomou posse como procurador de contas, no Ministério Público de Contas (MPC/TO) em 5 de dezembro de 2001, tendo ocupado o cargo de Procurador-Geral por dois mandatos consecutivos, nos biênios 2004/2005 e 2006/2007. 

Márcio era natural de Tocantinópolis, região do extremo norte do Tocantins, e, ainda jovem, mudou para Goiânia, Goiás, onde graduou-se em Direito pela Universidade Católica, retornando ao Tocantins aos 25 anos de idade, quando iniciou sua carreira como advogado até a aprovação em concurso público de provas e títulos no cargo de procurador de contas.

No exercício da função como procurador-geral de contas, Márcio Ferreira Brito destacava sempre a importância do papel do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas. “A presença do procurador-geral no TCE é de fundamental importância. Representa exatamente o fiscal da lei. É importante para que as instituições cumpram com equilíbrio e com justiça a sua função”, dizia.

Filho de Olímpio da Silva Brito (in memorian) e de Raimunda Ferreira Brito, Márcio deixa a esposa, Sandra Barbosa da Silva Brito e três filhos, João Pedro Barbosa Brito, Maria Eduarda Barbosa e Arthur Barbosa Brito.

O atual procurador-geral de contas do MPC/TO, José Roberto Torres Gomes, lamentou a perda. “Os anos de atuação do procurador Márcio foram de afirmação institucional da luta das prerrogativas e garantias dos membros do Ministério Público. Sempre cumpridor das suas obrigações, além de ser um colega de excelente convivência, deixa o legado da defesa do erário e das finanças públicas como marca do seu trabalho”, ressaltou.

NOTA DE PESAR

"Com tristeza, recebi a notícia do falecimento do procurador do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE), Márcio Ferreira Brito, nesta terça-feira, 10.

Tocantinopolino, Márcio Ferreira Brito era formado em direito e desde dezembro de 2001 era procurador do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, onde também ocupou o cargo de Procurador-Geral de Contas por dois mandatos consecutivos, nos biênios 2004/2005 e 2006/2007.

Neste momento de dor e pesar, clamo ao nosso amado Deus que conceda o consolo do Espírito Santo aos seus familiares e amigos. A todos os meus sinceros sentimentos.

Mauro Carlesse | Governador do Estado do Tocantins"

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.