7 de setembro

Bolsonaro diz que ações de alguns prefeitos foram piores do que a Covid e CNM rebate

Presidente criticou prefeitos e governadores por medidas contra a pandemia.

Por Redação 746
Comentários (0)

08/09/2021 08h26 - Atualizado há 2 anos
Bolsonaro durante atos em São Paulo

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) rebateu a fala do presidente República, Jair Bolsonaro, nesta terça-feira, 7 de setembro, em relação às medidas adotadas por prefeitos para o enfrentamento da pandemia. Ele criticou as restrições impostas durante discurso na Avenida Paulista.

A entidade municipalista destacou que "as ações de restrição de circulação e atividades econômicas adotadas pelos gestores locais salvaram milhares de vidas no Brasil, apesar da postura contrária do chefe do Executivo federal".

A CNM também lembrou que o Brasil já perdeu mais de 584 mil vidas em decorrência das coronavírus. E alertou que a "ação de prefeitos e prefeitas, embasada pela Constituição e reforçada em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), foi determinante para que esse quadro não fosse ainda mais grave, já que não houve a coordenação nacional necessária para o enfrentamento dessa crise mundial e que transcende o planejamento local".

Por fim, a entidade apontou que os "Municípios primaram por medidas que tomaram por base a ciência, e não posicionamentos políticos e eleitoreiros, evitando, com isso, uma verdadeira catástrofe no país".

As postagens da CNM foram uma resposta à fala de Bolsonaro na qual ele afirmou que a ação de governadores e prefeitos foi pior do que o vírus e contrária à Constituição Federal.

ENTENDA

Em São Paulo, na Avenida Paulista, o presidente Jair Bolsonaro criticou as decisões de prefeitos e governadores na pandemia.

“Tinha de esperar um pouco mais para que a população fosse se conscientizando do que é um regime ditatorial. Pior do que o vírus foram as ações de alguns governadores e prefeitos”, disse, novamente criticando políticos que optaram por seguir as orientações da ciência relacionadas, especialmente, ao distanciamento social e uso de máscara.

Diante de apoiadores pedindo “liberdade”, Bolsonaro diz que defende a democracia, mas que não pode aceitar participar de uma “eleição que não oferece qualquer segurança”. Sem mencionar nominalmente o ministro Luís Roberto Barroso, disse ainda que o sistema eleitoral não pode ser definido por uma única pessoa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Não posso mais participar de uma farsa patrocinada pelo presidente do TSE.”

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.