Luto

Brito Miranda morre aos 87 anos, um importante líder político na história do Tocantins

Ele foi deputado por Goiás, promotor de Justiça, secretário e advogado.

Por Arnaldo Filho 19.262
Comentários (0)

25/12/2021 17h49 - Atualizado há 2 anos
Brito Miranda era natural de Pedro Afonso, norte do Tocantins

Faleceu neste sábado de Natal, 25 de dezembro, um dos principais líderes políticos da história do Tocantins, José Edmar Brito Miranda, aos 87 anos, em São Paulo (SP), onde estava intubado há vários dias por problemas cardíacos.

Brito Miranda, como era conhecido em todo o estado, estava internado desde o dia 19 de dezembro na UTI do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo (SP) depois de ter sofrido um pico de pressão no início deste mês em Palmas, onde também ficou internado durante dias. Com problemas graves no coração, Brito contraiu uma bactéria e não resistiu após sofrer uma parada cardíaca.

Ele é pai do ex-governador do Tocantins Marcelo Miranda (MDB) e teve importante participação na luta pela criação do Estado na condição de deputado estadual por Goiás.

Natural de Pedro Afonso, no norte do estado, nascido em 3 de janeiro de 1934, Brito Miranda também foi advogado, Promotor de Justiça e secretário de Estado da Infraestrutura.  

No início deste mês de dezembro, Brito Miranda precisou ser internado na UTI em Palmas após sofrer um pico de pressão. Desde então, seu quadro de saúde era considerado delicado.

VEJA MAIS

BIOGRAFIA

Filho de Leôncio Miranda e Anaides Brito Miranda, ele era formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), especializou-se em Direito Agrário e foi promotor de justiça.

Por conta de sua especialização profissional presidiu o Instituto de Desenvolvimento Agrário do Estado de Goiás (IDAGO) e foi chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura do estado de Goiás.

Sua estreia política aconteceu no PSD elegendo-se deputado estadual por Goiás em 1962 e após a outorga do bipartidarismo pelo Regime Militar de 1964 migrou para o MDB e foi reeleito em 1966.

Afastado da política após o fim do mandato, foi reeleito pelo PMDB em 1982 e 1986. Disputou sua última eleição em 1988 como candidato a vice-governador do Tocantins na chapa do PMDB liderada por José Freire.

Pai de Marcelo de Carvalho Miranda, eleito governador do Tocantins em 2002, 2006 e 2014.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.