Vida e saúde

MPTO e Governo travam batalha jurídica no STF sobre tratamento de pessoas com câncer

Recurso pede que governo seja obrigado a garantir tratamento no prazo legal.

Por Redação
Comentários (0)

21/03/2022 14h33 - Atualizado há 2 anos
Caso está sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), na última quinta-feira (17), visando restabelecer uma decisão do Tribunal de Justiça que obrigou o Governo do Estado a garantir o tratamento de pacientes com câncer no prazo legal.

Para isso, o governo deveria regularizar a fila de espera por cirurgias eletivas oncológicas e o estoque de insumos e equipamentos necessários para o atendimento a estes pacientes.

Após a publicação da decisão do TJ determinando a regularização do atendimento aos pacientes, o Governo interpôs recurso extraordinário junto ao STF, alegando que a decisão interferiu indevidamente na liberdade de ação do Estado, ofendendo o princípio da separação dos Poderes e a discricionariedade administrativa, por se tratar a demanda de “mera gestão de unidade hospitalar”. O pedido do Estado foi acatado de forma monocrática pelo ministro Alexandre de Moraes.

No recurso do Ministério Público, a Procuradoria-Geral de Justiça pede que o ministro Alexandre de Moraes reconsidere sua decisão ou que submeta a demanda à decisão colegiada, visando restabelecer o acórdão do TJ e assegurar o direito do cidadão à saúde.

Nesse sentido, a Procuradoria-Geral de Justiça sustenta que o princípio da separação dos Poderes não pode ser invocado para legitimar o desrespeito a um direito fundamental (vida e saúde), pois isto colocaria em xeque a força normativa da própria Constituição Federal.

O Ministério Público argumenta ainda que a decisão que garantiu atendimento adequado aos pacientes está em acordo com a jurisprudência do STF, no sentido de que é possível realizar o controle judicial dos atos da administração quando esta se omite em cumprir seus deveres constitucionais.

“A violação, por omissão, ao direito à saúde, autoriza o Poder Judiciário a condenar o poder público a cumprir a Constituição, sem que tal decisão vulnere a separação de Poderes, porque a atuação estatal está vinculada às normas constitucionais definidoras de direitos fundamentais da Cidadania”, diz trecho do recurso do MPTO.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.