Prefeitura investiu 83 milhões na Educação em 2013, mas 86% ficou apenas na folha de pagamento

Por Redação AF
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11/02/2014 11h50 - Atualizado há 5 anos
<div style="text-align: justify;"> <span style="font-size:14px;">Em 2013, a Prefeitura de Aragua&iacute;na disse que foram investidos R$ 82.987.974,61 na Educa&ccedil;&atilde;o, o que corresponde a 39% do or&ccedil;amento total do munic&iacute;pio para aquele ano. Por Lei, o munic&iacute;pio deve aplicar no m&iacute;nimo 25%.<br /> <br /> De acordo com o secret&aacute;rio Jocirley de Oliveira, somente na constru&ccedil;&atilde;o de novas salas de aula, foram aplicados R$ 857 mil, tanto nas creches quanto nas escolas.&nbsp;</span><span style="font-size: 14px;">Do total, R$ 707 mil s&atilde;o oriundos de conv&ecirc;nios e R$ 150 mil do Tesouro Municipal.&nbsp;</span><span style="font-size: 14px;"><em>&quot;Neste ano a previs&atilde;o &eacute; que pelo menos mais seis escolas e creches sejam aberta</em>s&rdquo;, ressalta o secret&aacute;rio.</span></div> <div style="text-align: justify;"> <br /> <span style="font-size:14px;"><u><strong>Repasses</strong></u><br /> <br /> Ainda conforme dados oficiais, mais de 2 milh&otilde;es de reais foram aplicados em merenda escolar nas creches e escolas. Do Tesouro Municipal vieram R$ 315.648,00 (R$ 131.180,00 para CEIs e creches conveniadas e R$ 184.468,00 das escolas municipais) e do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educa&ccedil;&atilde;o &ndash; FNDE foram R$ 1.826.632,00 (CEI&rsquo;s e Creches Conveniadas: R$ 649.700,00; Escolas Municipais: R$ 699.310,00; Escolas &ndash; Mais Educa&ccedil;&atilde;o: R$ 446.022,00; e Merenda AEE Escolas e CEI&rsquo;s: R$ 31.600,00).<br /> <br /> Cada unidade de ensino da rede municipal possui autonomia financeira para utilizar uma parcela dos recursos repassados pela Secretaria. <em>&ldquo;E em 2013, foram R$ 3.172.600,00 repassados para escolas e creches, tudo do Tesouro Municipal&rdquo;</em>, informa Oliveira.<br /> <br /> J&aacute; os repasses federais totalizaram R$ 1.217.114,57, sendo R$ 365.960,00 do Programa Dinheiro Direto na Escola &ndash; PDDE; R$ 57.400,00 para Acessibilidade; R$ 11.593,00 para o Atleta na Escola e R$ 782.161,57 para o Programa Mais Educa&ccedil;&atilde;o.<br /> <br /> <u><strong>Transporte</strong></u><br /> <br /> Com recursos municipais e estaduais, no primeiro semestre de 2013, a Secretaria de Educa&ccedil;&atilde;o investiu R$ 1.982.679,96 no transporte escolar rural. J&aacute; no segundo semestre, o recurso foi de R$ 2.205.000,00, totalizando R$ 4.187.679,96 durante todo o ano.<br /> <br /> <u><strong>Folha de pagamento</strong></u><br /> <br /> De janeiro a dezembro do ano passado, a Prefeitura gastou R$ 56.901.434,38 com a folha de pagamento da Educa&ccedil;&atilde;o. Somados aos encargos sociais na ordem de R$ 14.509.865,70, o total foi de R$ 71.411.300,08. <em>&ldquo;Desse total, cerca de 40 milh&otilde;es vieram do FUNDEB. O restante do investimento saiu do Tesouro Municipal</em>&rdquo;, lembra Jocirley.<br /> <br /> Desse valor, 60% s&atilde;o para o pagamento dos professores. J&aacute; 40% s&atilde;o para a folha do administrativo, que inclui a manuten&ccedil;&atilde;o dos pr&eacute;dios, forma&ccedil;&atilde;o dos professores, material de expediente, entre outros. <em>&ldquo;Importante lembrar que nestes valores tamb&eacute;m est&atilde;o inclu&iacute;dos as contribui&ccedil;&otilde;es patronais, obrigat&oacute;rias por lei. Na m&eacute;dia, nossa folha de pagamento gira em torno de R$ 5,8 milh&otilde;es por m&ecirc;s, superior ao repasse mensal do FUNDEB que &eacute; de aproximadamente R$ 3,3 milh&otilde;es&rdquo;</em>, conclui o secret&aacute;rio.</span></div>
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