Tocantins

Professora de Tocantinópolis conta como melhorou a alfabetização com práticas inovadoras

Por Agnaldo Araujo
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28/03/2016 17h34 - Atualizado há 5 anos
A professora Rosinalva Carneiro da Silva Magalhães recebeu certificado como destaque estadual na categoria ciclo de alfabetização. O reconhecimento foi da Diretoria Regional de Educação de Tocantinópolis durante a reunião do Ciclo de Formação, com a equipe gestora, para homenagear professores que se destacaram na Iniciativa Educadores do Brasil/Prêmio Professores do Brasil. Também foram certificadas, as escolas que se destacaram por apresentar boas práticas na área de Gestão Escolar como o Colégio Dom Orione, Escola Paroquial Cristo Rei, Escola Municipal Luis Ramos e Escola Municipal Novo Aeroporto. Uma das professoras premiadas, Rosinalva, contou que não esperava ser educadora referência no Tocantins. “Isso representa uma valorização, mas o mais importante é a aprendizagem dos alunos”, frisou. A professora foi destaque criando alternativas para auxiliar alunos na alfabetização. Por meio do processo de autoavaliação do ensino e da aprendizagem na escola foi possível fazer um diagnóstico e identificar os alunos que precisavam de uma atenção especial. E dessa forma, Rosinalva promoveu atendimento individualizado e obteve excelentes resultados. Enfrentar desafios O trabalho referência foi realizado em 2014. Depois de realizar um diagnóstico na sua turma de 2º ano do ensino fundamental, Rosinalva percebeu que havia uma deficiência de aprendizagem na linguagem escrita. Ela chamou os pais dos alunos e compartilhou a situação. Como a escola já desenvolvia o projeto ‘Sacola da leitura’, ele foi implementado e passou a fazer parte das práticas inovadoras. Os alunos levavam essa sacola recheada com livros para casa na segunda-feira e na sexta-feira, em seguida devolviam as obras lidas com o registro da leitura. Depois compartilhavam na Sala de Leitura o que haviam lido. “Para auxiliar os alunos a melhorarem sua aprendizagem, contamos com as atividades sugeridas no curso do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e os estudos do educador Lev Vygotsky e da educadora argentina Emília Ferreiro. Esse material nos auxiliou a ter uma base para criar alternativas para melhorar o ensino e a aprendizagem”, explicou. A diretora da escola comentou sobre o trabalho da professora. “O trabalho da professora Rosinalva foi muito importante para nossa escola, principalmente porque foi criada a Sala de Leitura, espaço que poderá ser utilizado por todos os professores”, ressaltou a educadora Vaneça Alves Silva de Sousa, diretora da Escola Estadual Cristo Rey, de Tocantinópolis. Novos desafios Atualmente, Rosinalva trabalha na Escola Estadual Dom Orione, na Sala de Recursos Multifuncionais, localizada em Tocantinópolis, e já está com outros desafios: alfabetizar alunos que apresentam deficiências mentais e de surdez, como também, orientar professores que atuam na área de alfabetização na Educação Inclusiva. Prêmios Os prêmios, Professores do Brasil e Gestão Escolar, têm o objetivo de valorizar os profissionais do magistério das redes públicas de educação básica e as boas práticas de gestão escolar e é uma iniciativa do Ministério da Educação.

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